Esporte

Roraimense Rafael Lucena termina em 10º na 6ª etapa da Copa Brasília de Kart

O roraimense Rafael Lucena, que havia conquistado pódio na última prova desta vez terminou apenas na 10ª colocação. O piloto dividiu o kart número 18 com o brasiliense Victor Dutra, pela equipe Ismael Preparações, pela a 6ª etapa da Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE), disputa realizada neste sábado no Ferrari Kart, em Brasília-DF.

Segundo a assessoria de comunicação do piloto, um incidente e a chuva atrapalharam o rendimento final, mas apesar do resultado, Lucena avalia que o rendimento em pista foi bom e que houve avanço no acerto do kart. “Tivemos problemas na classificação e na corrida. Depois choveu. Então isso influenciou muito no resultado, pois limitou a nossa recuperação. Mas no volta a volta, o rendimento do kart foi muito bom e sem os problemas que tivemos hoje, conseguiríamos mais um pódio”, disse o piloto.

Rafael classificou o kart na 6ª colocação durante os treinos: “Acredito que vinha mais tempo, poderíamos largar entre os três primeiros. Tive um problema com a tampa de combustível, que tava saindo e vazando, e como há lacre e abastecimento, não completei o treino com receio de alguma punição, mesmo assim conseguimos uma ótima posição de largada”.

As provas da CBKE têm a duração de 2 horas e 10 minutos (mais duas voltas), com duas paradas obrigatórias de 5min de tempo mínimo de duração. A estratégia era Rafael largar e fazer um primeiro trecho de 45min, então seria realizada a primeira parada e a troca de pilotos. Victor Dutra pilotaria por mais 50min e o roraimense Rafael voltaria para o trecho final de corrida.

“Infelizmente a estratégia teve que mudar. Larguei bem, mas logo na terceira volta, em um trecho lento de pista, houve um incidente entre dois pilotos a minha frente, e tive que segurar o kart bruscamente para me livrar. Infelizmente o piloto que tava atrás não teve a mesma reação e acabou me acertando. O para-choque foi danificado e ficou pegando no pneu traseiro esquerdo, e tive que antecipar a parada nos boxes e ainda assim perdi muito tempo com o kart mais lento até chegar lá. São coisas de corrida”, explicou Lucena.

Com o Victor Dutra em pista na última colocação, a equipe teve que desenhar uma nova estratégia e Rafael voltaria na última hora de prova. “Logo que entrei já havíamos recuperado boas posições e o kart tava com um ótimo rendimento. Aí choveu e a pista ficou um sabão e não podíamos mais parar para trocar para pneus de chuvas, pois já havíamos queimado todas as paradas obrigatórias. Fui na marra e encarando a chuva de slick, mesmo assim ainda conseguimos um décimo lugar e ficamos à frente de adversários na pontuação geral”, ressaltou Rafael.

Para a equipe Ismael Preparações, que disputou esta etapa com 3 karts, os resultados foram satisfatórios. O kart 38 (Ismael/Mamute) terminou na 12ª colocação e o kart 48 (Ismael/Logus) completou com o pódio em 4ª.

A prova foi vencida pela dupla de pilotos Alberto e Felipe Neira, da equipe Force Racing. A próxima etapa da CBKE ocorrerá no final de outubro. A equipe Ismael/Woltec de Rafael Lucena e Victor Dutra ocupa a nona colocação na pontuação geral.

BRASILEIRO – Rafael Lucena informou que o foco agora são os treinos para o Brasileiro de Kart Indoor, que será disputado em Cotia/SP, em 8 e 9 de outubro.

“Trata-se de uma competição organizada pela Amika (Amigos do Kart), com a supervisão e direção de prova da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). É uma competição em karts de aluguel (indoor), com motores de 13 cavalos de potência. O evento reúne mais de 300 pilotos de todo o Brasil. O meu objetivo, na minha categoria, é ficar entre os 50 melhores e se classificar para as finais”, disse Lucena.