Esporte

Roraimense é o coordenador de competições dos Jogos Escolares da Juventude do COB

O jovem professor de Educação Física, Deodato Júnior é o Coordenador de Competição do maior evento do Desporto Escolar do país, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Se dentro das quadras, piscinas, tatames e pistas Roraima ainda não conquistou nenhuma medalha nos Jogos Escolares da Juventude deste ano, fora delas o Estado está tendo uma das mais importantes conquistas ao ter o jovem professor de Educação Física, Deodato Júnior, na Coordenação de Competição do maior evento do Desporto Escolar do país, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), tanto na categoria 12 a 14 anos, que foi realizada em Curitiba-PR de 10 a 21 deste mês, quanto na categoria 15 a 17 anos que será realizada em Brasília-DF, de 15 a 26 de novembro.

Deodato falou com exclusividade para a Folha sobre como conseguiu chegar a um dos mais importantes postos do desporto escolar brasileiro.

“Tudo começou com o convite feito para compor o Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude em 2014, através de uma ligação do diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Antônio Hubner, e que de imediato aceitei e onde pude fazer parte da equipe técnica da área de competições como assessor de competições”, disse. “Foi à realização de um sonho juntar-se aos melhores profissionais do país”, frisou.

Ele conta que assim como em 2015 e 2016, Deodato também foi convidado para exercer a mesma função de assessor. Porém, este ano, ele recebeu o convite para assumir a Coordenação de Competição, função que serve para facilitar a estruturação das 13 modalidades dos Jogos.

“Coordenar um evento dessa magnitude é ter vários sentimentos juntos, medo, responsabilidade, oportunidade, conquistas e reconhecimento. Tudo numa emoção só, sempre tendo como objetivo, proporcionar aos mais de quatro mil atletas em cada competição a oportunidade de vivenciarem o que trabalhamos durante o ano todo sempre pensando no bem estar deles”, disse.

Bem ao seu estilo, Deodato disse que ao receber o convite se mostrou muito preocupado. “Cheguei ao ponto de me questionar, será que eu darei conta desse desafio? Mas este sentimento ele tem seu lado positivo, você acaba não relaxando e te deixando sempre atento a tudo. Assim como por onde sempre trabalhei nos Jogos da Juventude não poderia ser diferente, sempre tendo o apoio de excelentes companheiros que não mediram esforços para entregarmos uma competição de alto nível.

Deodato ressalta que ter a oportunidade de poder fazer parte dos Jogos Escolares Da Juventude é gratificante. “Proporcionar aos jovens de 12 a 17 anos essa experiência, dividir piscina, quadras, tatames, pistas com atletas de todos os estados, ver de perto os embaixadores (atletas Olímpicos) e mostrar a esses jovens a importância do caminho bom que a educação e o esporte podem levá-los, o projeto é tudo isso e sabemos que ainda precisamos fazer mais por eles”, disse.

Deodato é profissional de Educação Física e cursa o 7º período de Direito na Faculdade Cathedral.

PREOCUPAÇÃO – O professor Deodato Júnior se mostra preocupado da possibilidade do COB não poder mais realizar este evento, devido ao Projeto de Lei n 6718 de 2016 que altera o art. 56 a Lei nº 9.615, de 24/03/1998 que tramita na Câmara Federal que, caso aprovado, o COB deixara de receber recursos para realizar o evento.

“É um pedido especial que faço aos deputados Federais de Roraima, que não aprovem esse Projeto, os jovens de 12 a 17 anos do nosso país agradecem”, finalizou.