Esporte

Roraimense estreia na seleção brasileira de Rugby

A atleta roraimense Criss Matos, vive a expectativa de fazer seu primeiro pela seleção brasileira de Rugby, e sua estreia deve acontecer neste sábado, dia 17, no Desafio BRA de Beach Rugby, que ocorrerá na praia do Leme, no Rio de Janeiro. Participam do desafio as seleções do Brasil, Chile e Uruguai. Os jogos terão transmissão ao vivo pela Rede TV e UOL a partir das 12h (horário de Boa Vista)

Criss está defendendo o Desterro de Florianópolis-SC, clube bicampeão brasileiro de rugby e é a primeira atleta da região Norte a ser é convocada para a Seleção Brasileira de Rugby. A convocação foi anunciada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) na quarta-feira, dia 14, e conta com as seguintes atletas: Beatriz Amaral (Curitiba), Dayana da Silva (Niterói), Edna Santini (São José), Criss Matos (Desterro), Juliana da Silva (Curitiba), Lara Morena (Paraisópolis), Letícia Medeiros (São José) e Shaiane Aguiar (Desterro).

TRAJETÓRIA: Cris Matos iniciou no rugby em 2013, no Makuxi Rugby Clube, sediado em Boa Vista. Ela se destacou no esporte pela qualidade ténica, força e velocidade, e ajudou sue clube a conquistar o título de bicampeão de Rugby da região Norte.

Seu treinador no Makuxi Rugby, Célio Oliveira, agendou um teste no Desterro. Cris foi aprovada e integrada ao clube catarinense e em menos de um mês ganhou vaga entre as titulares da equipe. Foi convidada para treinar no TOP 100, Centro de Treinamento da seleção brasileira que congrega as 100 melhores jogadoras do país.

Jogando pelo Desterro no Campeonato Brasileiro de Rugby de 2016, Cris Matos, agora conhecida como “Makuxi”, marcou 95 pontos em 22 partidas, tornando-se a maior pontuadora da equipe e a quarta maior marcadora de “tries” do Brasileiro, um desempenho que culminou com a sua convocação para a seleção brasileira.

Sobre a convocação, a atleta roraimense comentou: “É um turbilhão de sentimentos, difícil descrever em palavras o quanto estou feliz. Quero poder jogar com muita garra e representar bem a todos”, disse.