Esporte

Roraimense fica com o título da Copa Internacional de Mountain Bike

O ciclista roraimense Winston Porto ‘Toteles’ Junior conquistou o título de campeão da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB Levorin) depois de encerrar em 11º lugar na quarta e última etapa da competição, realizada no domingo na pista do Short Track, em São Paulo-SP.

Embora tenha cruzado a linha de chegada na 11ª colocação, devido a ter se envolvido num acidente na largada da prova, na totalização dos pontos das quatro etapas, Toteles chegou aos 128 pontos e conquistou o título da Categoria Junior.

“Larguei bem e estava numa boa colocação, mas acabei me envolvendo num acidente que não tinha nada a ver e o outro ciclista bateu em mim e quase desisti da prova, mas resolvei continuar e foi com essa determinação que consegui os pontos necessários para conquistar o título”, disse.

Na verdade, Toteles só descobriu depois da corrida que sua decisão foi acertada, pois na contagem geral apenas um ponto marcou a diferença para o título, já que o vice-campeão, Lucas Cirio, marcou 127 pontos.

Na primeira etapa, realizada em Araxá-MG, no mês de março, e Toteles ficou na segunda colocação. Na segunda etapa, em São João Del Rei-MG, em junho, o roraimense foi novamente segundo colocado. Numa prova mais difícil, Toteles ficou em 8º lugar na terceira etapa realizada no mês de agosto, em Congonhas, também em Minas Gerais.

O ciclista explicou que a CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e ranking brasileiro.

Toteles informou que a primeira vez que competiu na CIMTB Levorin foi em 2015, quando foi 5º lugar na primeira etapa, tendo sido a única etapa que pode competir. “Não é fácil conseguir patrocínio para disputar todas as etapas, até pela posição geográfica do Estado, distante dos grandes centros e só ter acesso por via área”, justificou.

Em 2016 conseguiu patrocinadores e disputou três das quatro etapas e mesmo assim ficou na quarta colocação geral.

“São sete anos no ciclismo e neste período já conquistamos algumas competições relevantes para o Estado, como os quatro títulos consecutivos da Copa da Venezuela, além de outros títulos no Amazonas e aqui em Roraima”, disse.

O atleta chegou nesta segunda-feira a Roraima e ontem já iniciou a preparação para mais uma competição que será realizada no próximo domingo dia 1º de outubro, o Desafio de Duplas de Roraima num percurso de 124 quilômetros.

Toteles tem o patrocínio máster da Over Bike, além de apoio da Porto Tur e Pastelaria Confiança.