Cotidiano

Roraimense recebe transplante de figado no Acre

Estado é o que mais realiza procedimentos do tipo na região Norte e no Brasil

O roraimense Eligellson Silva Gomes, de 37 anos, diagnosticado com cirrose hepática causada por vírus das hepatites B e D, recebeu um transplante de fígado no no Estado do Acre (AC).

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Internacional de Rio Branco, às 5 horas desta quinta-feira, 17, levando o orgão para o paciente.

Eligellson ficou sabendo que o Acre fazia transplante de fígado pela internet e ouviu relatos de transplantes bem sucedidos realizados pela Saúde Acreana. Como o transplante era a única alternativa para continuar vivo, veio ao Estado em busca de uma consulta para avaliação.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Acre é o Estado que mais realiza transplantes de fígado na região Norte e segundo do país, ficando atrás do Distrito Federal.

Com mais este transplante, a Saúde do Acre chega ao 302º procedimento realizado no Hospital das Clínicas, sendo 191 de córnea, 86 de rim e, agora, o 25º de fígado. Somando-se os procedimentos realizados por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), são mais de 600 transplantes.

Com informações do Notícias Acre