JIU-JITSU DE RORAIMA
Roraimenses brilham e trazem 5 medalhas do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Kids
Com uma delegação de apenas cinco atletas, os “Guerreirinhos de Roraima” conquistaram quatro medalhas de ouro e uma de bronze, um feito inédito para o jiu-jitsu do Estado
Por Ribamar Rocha
Em 17/07/2017 às 00:25
Atletas da nova geração de jiu-jitsu de Roraima (Foto: Elton Castro)

A nova geração de atletas de jiu-jitsu de Roraima foi destaque no 1º Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Kids, masculino e feminino, competição promovida pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) neste final de semana, no Ginásio do Tijuca Tênis Club, no Rio de Janeiro. Com uma delegação de apenas cinco atletas, os “Guerreirinhos de Roraima” conquistaram quatro medalhas de ouro e uma de bronze, um feito inédito para o Estado.

As medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Enzo Botinelly (Academia Roraima Top Team); João Paulo (Academia The Champions), Kayron Noronha (Academia The Champions) e Fernando Allyson Leal (Academia Zenith North BJJ). O bronze foi conquistado pelo atleta Gabriel Xaud (Academia Gracie Roraima).

Enzo Botinelly foi ouro da categoria Peso Pesado, faixa Amarela, Infantil 3. Ele fez apenas uma luta, mas foi o suficiente para colocar sua técnica na arte suave em prática e vencer Willian Cruvelo de Souza (Equipe GF Team) por 2 a 0.

João Paulo fez duas lutas na categoria Galo, faixa cinza, Infantil 3. Na primeira mostrou total domínio e venceu por 10 a 0 e uma vantagem sobre João Victor Andrade de Oliveira (Brasilian Top Tean-SP). Na final fez uma luta duríssima contra o atleta João Victor Gomes da Silva (Gracie Humaitá do Rio de Janeiro) e iniciou perdendo, conseguiu virar o placar no último minuto para conquistar o titulo de campeão.

Kayron Noronha de Sousa trouxe o ouro na categoria Meio Pesado, faixa cinza, Mirim 1 e se tornou o campeão Sul-Americano mais novo do Estado de Roraima, com apenas 7 anos. Na primeira luta ele venceu Sandro Melo Junior (Academia Sandro Melo Team, de Teresina-PI) por 15 a 0 e oito vantagens. O resultado fez com que o atleta não retornasse ao tatame para enfrentar o roraimense na final, segundo informou o treinador de Noronha, Wellington Pirulito.

Fernando Allyson, 9 anos, competiu na categoria Peso Médio Mirim 3, faixa amarela e fez duas lutas para garantir o lugar mais alto do pódio. Ele venceu Victor Sadraque Gonçalves Dantas (Academia Burton Deyves BJJ Team) e fez a final foi contra Kauan da Silva Gallinaro (Gracie Barra) para ficar com o título.

Já a medalha de bronze ficou com Gabriel Lopes Xaud, 11 anos, faixa amarela, categoria Pena, perdeu na semifinal para Miguel Albuquerque Lopes dos Santos (Projeto Drive-In JJ) que foi o campeão. Gabriel ficou com a medalha de bronze ao vencer Kauã Tavares (Projeto Drive-In JJ). Sair Xaud, pai do Gabriel, informou que ele permanece no Rio de Janeiro onde representa Roraima no Campeonato Gracie Pro que será disputado no próximo final de semana na Arena Olímpica. No evento vai acontecer a luta do Roger Gracie e Marcos Bochecha.

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!