Cultura

Roupas coloridas e narizes vermelhos são destaque na avenida

O bloco dos Palhaços desfila na segunda-feira (27) a partir das 21 horas

As roupas coloridas, caras pintadas e narizes vermelhos são os pilares da brincadeira carnavalesca. Além da fantasia, amizade, diversão e solidariedade completam a proposta que é levada muito a sério pelo Bloco dos Palhaços, que desde 2014 reúne uma turma de amigos e familiares para pular na avenida e realizar atividades de amor ao próximo.

Além de brincar o carnaval, o grupo se reúne para levar a diversão em hospitais, abrigos infantis e vários espaços. “Vamos para todos os lugares que nos chamarem. São muitas ações sociais durante o ano, formamos o bloco como brincadeira, mas depois veio a vontade de ajudar outras pessoas e esses mesmos amigos intensificaram em ações, fazemos parcerias no conjunto Pérola, em abrigos, com os moradores do lixão, imigrantes que dormiam na rodoviária e fazemos tudo isso com dinheiro arrecadado de pessoas que topam ajudar”, explica o coordenador do grupo, Renilson Feitosa.  Uma das medidas é vender o abadá para arrecadar dinheiro e sustentar as ações durante o ano. Por conta dessa atitude, o grupo recebeu uma menção honrosa como amigos do abrigo Pedra Pintada.

“Nós já criamos um calendário com festas comemorativas, que conta com a páscoa, dia das crianças, natal, porque sabemos que muitas pessoas necessitam dessa ajuda”.

História

Utilizando uma das fantasias mais populares do carnaval, os palhaços foi registrado como bloco de carnaval ano passado, mas desfila de forma informal desde 2014. O nome surgiu após a primeira fantasia do grupo.

“A nossa família se vestiu de palhaço, até pensamos em mudar, mas a diversão foi completa e todo mundo vestiu a camisa desde o início”, contou Renilson.

A partir da primeira reunião, o grupo notou que poderia ter um motivo a mais pra se reunir, e assim surgiu a ideia de arrecadar alimentos não perecíveis para instituições de caridade.

“Mesmo quando não é o nosso dia de desfile não perdemos um dia de festa, e reúne filhos, tio, sobrinhos, amigos, é uma família muito grande”, relata.

O Bloco dos Palhaços conta com mais de 50 voluntários, entre patrocinadores e palhaços caracterizados que atuam no desenvolvimento de recreação.

Avenida

O bloco dos Palhaços desfila na segunda-feira (27) a partir das 21 horas. A concentração começa em frente à Torre da Embratel. De lá, todos os blocos participantes seguirão em cortejo até a praça de eventos Fábio Marques Paracat.

Publicidade