Cotidiano

Saiba como '19 de abril' se tornou o Dia do Índio

Ao todo, os 85 mil índios que vivem no Estado correspondem a 17% da população roraimense

Comemorado no dia 19 de abril, o Dia do Índio é lembrado por lideranças indígenas em todo o Estado, como um misto de simbologia e representatividade aos povos nativos. Mas você sabe o motivo da data ser neste dia? 
Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista, no qual iriam ser discutidos assuntos referentes à qualidade de vida dos índios. Os próprios Índios também foram convidados a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitados, preferiram não participar.
Após alguns dias, os Índios entraram em um acordo e decidiram que iriam participar do Congresso, já que lá seriam discutidos problemas que dizem respeito a eles. A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940. Por este motivo, em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia “19 de abril” seria comemorado o dia do Índio no Brasil.
Até hoje ocorrem comemorações na data. Geralmente, as festividades são realizadas nas próprias aldeias, ou até mesmo nas sedes dos municípios onde as mesmas estão localizadas. A Funai geralmente contribui financeiramente para as celebrações. Nelas, os índios praticam esportes tradicionais como corridas, canoagem, consomem comidas típicas e fazem manifestações.
Índios em RR são os maiores produtores de castanha e melancia do Brasil
De acordo com dados do Conselho Indígena de Roraima (CIR) atualmente, os 55 mil índios que vivem nas aldeias, e os 30 mil que moram nas cidades, correspondem a 17% da população roraimense. Conforme o CIR, o Estado de Roraima possui 470 comunidades indígenas, distribuídas em 10 etnias (Macuxi, Yanomami, Patamona, Ingaricó, Wai Wai, Taurepang, Sapará, Wapixana e Xiriana). Ao todo, existem 22 terras indígenas demarcadas no Estado, sendo uma, a Pirititi, que fica localizada na divisa de Roraima com o Amazonas, ainda em processo de regularização. Cerca de 10 milhões de Hectares são ocupados por povos indígenas, 46% das terras do Estado. Os índios são grandes produtores. Os povos Wai Wai, por exemplo, são os maiores produtores de castanha do Brasil. Os índios também são os maiores produtores de melancia e os primeiros produtores organizados no campo da pecuária, com 65 mil cabeças distribuídas nas regiões de serras e lavrados.