Saúde e Bem-estar

Saiba dicas para manter uma mente saudável durante a terceira idade

Com o passar dos anos, é importante se esforçar para manter a mente ativa, principalmente com a chegada da terceira idade. Fazer atividades físicas como dançar, caminhar e nadar ajuda não só a manter o corpo funcionando, mas também a manter a saúde mental.

De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, uma das dicas para manter a saúde psicológica é se divertir e criar hobbies que estimulem a mente.

“Até atividades mais simples como, ler livros sobre temas variados e com opiniões de autores diferentes, ver filmes e documentários e jogar jogos com outras pessoas ajudam muito a manter a mente sempre ativa e saudável. Além disso, é importante que a pessoa mantenha relacionamentos saudáveis, tanto com pessoas da mesma idade, quanto com pessoas de outras idades”, relata.

Embora cada vez mais a população de idosos tenha aumentado, há muitos que carecem de cuidados, exigindo tratamentos específicos e persistentes.

“É neste campo que atua a psicogeriatria, um ramo particular da psiquiatria que trabalha com pacientes de 65 anos ou mais. Essa atividade atua na esfera afetiva e emocional e lida também com as transformações ocorridas nas pessoas com idade avançada”.

Uma boa saúde mental pode diminuir os sintomas dos transtornos mentais mais comuns na terceira idade, entre elas, a depressão, as ansiedades, transtornos dolorosos, distúrbios do sono, perda de autonomia e temas filosóficos da proximidade do final da existência.

“Na busca de um tratamento adequado e eficiente, os psicogeriatras receitam psicotrópicos, as substâncias mais apropriadas, mas vão mais além, atuam junto às famílias, tentando, ao seu lado, compreender melhor os mecanismos que envolvem os transtornos que afetam o idoso”. 

O médico explica como a incidência de idosos na população global tende a crescer, por conta da maior expectativa de vida, propiciada pelos constantes avanços da medicina. 

“O paciente idoso tem uma tendência natural a resistir ao tratamento com psiquiatra, por um certo preconceito, mas é importante oferecer aos pacientes da terceira idade tratamento correto, amenizar ansiedades e transtornos depressivos, bem como o idoso deve seguir as orientações médicas para melhorar sua saúde, fazendo exercícios físicos leves ou fisioterapia, bem como alimentação balanceada, eliminar vícios e hábitos nocivos como bebidas alcoólica e tabagismo, manter um círculo de amizades e convívio social, familiar, leitura e estudos para manter a memória”, finaliza.