Cultura

Saiba mais sobre a Tireoide: Hipotireoidismo

Não há nada a fazer para evitá-las. Simplesmente, ocorrem. Chegam devagar, com sintomas facilmente confundíveis com doenças diversas. Há pacientes que pensam se tratar de um cansaço extremo, outros, de depressão. Há quem identifique uma agitação, apesar do cansaço. Atenção, pois você pode estar com falta ou excesso de produção do hormônio da tireoide, uma glândula pequena localizada na região do pescoço, logo abaixo do pomo de adão (popularmente conhecido como gogó), e, consequentemente, com hipo ou hipertireoidismo. O tratamento pode ser para a vida inteira, mas é possível ter vida normal e sem efeitos colaterais.

O que é a glândula tireoide?

A glândula tireoide está localizada no pescoço, logo abaixo de sua laringe (cordas vocais). Ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia.

“A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro. A hipófise produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH), que induz a tiróide a produzir T3 e T4. Se você tem hipotireoidismo, você deve dizer a seus parentes sobre sua condição. Eles também têm risco de ter doenças da tireoide e devem ser examinados” explicou o médico César Ferreira.

O que é o hipotireoidismo?

Hipotireoidismo significa que você tem muito pouco hormônio tireoidiano.

O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, ocorre mais frequentemente em mulheres e pessoas com mais de 60 anos de idade e tende a se repetir entre os membros da família.

Os sintomas de hipotiroidismo podem incluir, cansaço / lentidão, depressão mental, sensação de frio, pequeno ganho de peso (apenas 2 a 4 kg), pele e cabelo secos, constipação e irregularidades menstruais.

“Esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo. Um simples exame de sangue pode mostrar se os sintomas são devidos ao hipotireoidismo ou de alguma outra causa. Pessoas com hipotireoidismo leve podem não ter qualquer sintoma”, disse Ferreira.

Cesar Ferreira explicou ainda que, o que causa o hipotireoidismo em adultos, é a doença de Hashimoto.

“Nessa condição, o sistema imunológico ataca e danifica sua tireoide, que não consegue produzir hormônio da tireoide suficiente. O hipotiroidismo pode também ser causado pelo tratamento com iodo radioativo ou por cirurgia da tireoide, que são realizados para tratar outros tipos de distúrbios da tireoide. Problemas com a hipófise são outras causas raras”.

Segundo o médico, o hipotireoidismo pode afetar a saúde em adultos, levando ao desempenho físico e mental pobres. Ele também pode causar aumento nos níveis do colesterol e levar a doenças cardíacas. “Uma condição que pode representar risco de vida é o coma mixedematoso, que pode aparecer se o hipotireoidismo for grave e não tratado”, esclareceu Ferreira

O diagnóstico de hipotiroidismo é especialmente importante durante a gravidez. O hipotireoidismo materno não tratado pode afetar o crescimento e o desenvolvimento do cérebro do bebê.

“Todos os bebês devem ser testados para o hipotireoidismo logo após o nascimento. Se não for tratado prontamente, a criança com hipotireoidismo congênito pode ter atraso no desenvolvimento mental e não crescer normalmente”.

Como o hipotireoidismo é diagnosticado?

Os exames de sangue podem medir seus níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio da tireoide (T4). Você tem hipotireoidismo quando tem TSH elevado e níveis baixos de T4 em seu sangue. No hipotireoidismo inicial ou na forma leve, o TSH estará alto, mas o T4 pode estar normal. Neste caso, o seu médico vai avaliar os níveis de TSH para fazer o diagnóstico.

Quando a causa do hipotiroidismo é a doença de Hashimoto, os exames podem detectar os anticorpos que atacam a tireoide.

Como o hipotireoidismo é tratado?

O hipotireoidismo é tratado com uma medicação que contém o hormônio da tireoide, na forma de comprimido. A levotiroxina é a droga de escolha e é um medicamento sintético (industrializado) de T4 idêntico ao T4 que a tireoide produz. A levotiroxina é encontrada em nomes de marcas e em versões genéricas.

Os diferentes genéricos podem apresentar composições diferentes e essas diferenças podem alterar a maneira como seu corpo absorve a levotiroxina. Para assegurar que você recebe a mesma dose, procure usar um produto de marca se possível. Se a sua receita for para um produto genérico, procure obter a levotiroxina genérica sempre do mesmo fabricante.

“A maioria das pessoas precisa de reposição de hormônio da tireoide por toda a vida. Se a marca ou a dosagem precisarem ser mudados, você deve refazer os exames do TSH. A dose será ajustada com base em seu TSH testes. Ao longo do tempo, doses elevadas de hormônios tireoideanos podem levar à perda de massa óssea, à função cardíaca anormal e a arritmias cardíacas. Doses muito baixas podem não aliviar seus sintomas”, explicou Cesar Ferreira.

Ajustes de dose podem ser necessários ao longo de sua vida, incluindo o período da gravidez. Você pode conversar sobre mudanças de dose durante suas consultas médicas regulares.

Como saber se você deve fazer exames de tireoide?

Se você tiver um ou mais dos sintomas de hipotiroidismo ou se há pessoas com doenças da tireoide em sua família, pergunte ao seu médico se você deve fazer um exame de sangue. Alguns especialistas também recomendam exames no início da gravidez ou em mulheres que querem engravidar.

Publicidade