Cotidiano

Saiba o que estará funcionando durante o feriado da Consciência Negra

Equipes darão reforço nas unidades hospitalares e o transporte público estará em atividade até as 12 horas

Por conta do feriado nacional da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20, alguns serviços oferecidos à população sofrerão alterações no Estado. 

Na capital, por exemplo, os órgãos públicos só retornarão as atividades amanhã, 21, e o transporte público nesse feriado será realizado com apenas 85% da frota de ônibus e de taxis lotação, das 08h às 12h.

Para hoje, apenas os serviços de coleta de lixo domiciliar, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156 permanecerão em funcionamento integral.

Já os serviços da Administração Estadual, o funcionamento dos serviços essenciais ser dera da seguinte maneira:

SAÚDE – De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), fica mantida de forma integração o atendimento nas unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência, como o Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS).

No HGR, por exemplo, as equipes que compõem o atendimento do Pronto Atendimento Airton Rocha e do Pronto Socorro Francisco Elesbão serão reforçadas, assim como as unidades de saúde do Interior do Estado que também possuem o serviço de urgência e emergência. Paralelo a isso, a Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriado.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como o Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima), Laboratório de Anatomocitopatologia de Roraima (Laper), Núcleo Estadual de Reabilitação Física (Nerf), bem como os setores administrativos, não funcionarão hoje, retomando as suas atividades na terça-feira, 21.​

SEGURANÇA PÚBLICA – Com relação à segurança pública, a Polícia Civil de Roraima (PCRR) informou que desde o sábado, 18, os flagrantes estão sendo direcionados a Central de Flagrantes, que funciona no 5º Distrito Policial (5º DP), Distrito Industrial da capital.

Apesar disso, os registros de Boletim de Ocorrência (B.O) poderão ser realizados normalmente em todos as delegacias da cidade, já que cada uma das unidades contará com agentes de plantão para atender as ocorrências que não forem flagrantes.

Nas delegacias do interior, segundo a Polícia Civil. as atividades também serão realizadas em regime de plantão, com registro de ocorrências em todas as delegacias, e, havendo flagrante, o delegado de plantão na região vai lavrar o procedimento.

Já as atividades do Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística de Roraima (ICR) funcionarão também será em regime de plantão. A medida visa  atender às solicitações das autoridades policiais da capital e no interior.

POLÍCIA MILITAR – A assessoria da Polícia Militar de Roraima (PMRR) informou que desde o início do feriado prolongado, o órgão vem atuando normalmente com o policiamento ostensivo em todo o Estado, atendimentos de emergência pelo 190. Além disso, reforçou o policiamento, tanto Capital, quanto no Interior.

BOMBEIROS – Já o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informou que manterá seu efetivo operacional ordinário apostos para o atendimento de ocorrências desde feriado.

Segundo o órgçao, serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento aéreo, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho. Desde o domingo, 19, duas equipes de guarda ficam de prontidão, percorrendo os balneários concentrados na parte urbana da capital, destinado a trabalho de prevenção a acidentes aquáticos nessas localidades.

Na parte de combate a incêndios, dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio, um com capacidade para 5 mil litros de água, outro com 10 mil litros, ficam a disposição para atender todas as ocorrências. Além disso, o CBM disponibilizou uma ambulância de Atendimento Pré-hospitalar e duas caminhonetes operacionais.

Também ficam a disposição da população um a guarnição de Combate Florestal extra, para atender eventuais chamas dessas ocorrências na área urbana e rural de Boa Vista.

Nos municípios do interior, os serviços também ficam mantidos, principalmente para atender as ocorrências de afogamento, muito comum nesse período. Já em relação às ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil. 

CAERR – Já a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que funcionará em regime de plantão durante o feriado prolongado para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. Somente as agências de atendimento ficarão fechadas, porém, o serviço de Call Center funcionará normalmente.

“A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, sábado, domingo e no feriado, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br”, concluiu. (M.L)