Cotidiano

Saiba o que funciona no feriado do dia 1° em Boa Vista

"As unidades de saúde estão preparadas para atender as ocorrências neste final de ano", destacou a Sesau

Com a chegada do novo ano e o feriado do dia 1° de janeiro, dia Mundial da Paz, confira o que funcina em Boa Vista.

No HGR (Hospital Geral de Roraima), as equipes do Pronto Atendimento Airton Rocha e do Pronto Socorro Francisco Elesbão serão reforçadas para atender as ocorrências nas portas de entrada de urgência e emergência. Além disso, a gestão já reforçou o estoque de medicamentos e itens críticos necessários para procedimentos rotineiros nas unidades.

“Já estamos se preparando para o Ano Novo, quando as ocorrências aumentam. A equipe está completa graças ao concurso, sendo suficiente para receber estes pacientes”, explicou a gerente do Pronto Atendimento, Lidyana Trindade.

O PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) também já preparou a equipe médica e de enfermagem para atender com agilidade os casos de urgência. Além disso, neste ano a recepção da unidade foi reformada para proporcionar maior comodidade à população.

“Neste ano as equipes de profissionais têm todo o suporte para receber a população e a recepção possibilita maior conforto para as pessoas que aguardam ser atendidas”, disse a diretora do PACS, Roberta Alcioly.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – As unidades de saúde da capital e do interior do que possuem o serviço de urgência e emergência funcionarão ininterruptamente para esta finalidade.

A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, durante todo o feriadão. O Hospital Regional Sul, em Rorainópolis, também está preparado para atender as demandas.

Na preparação para o feriado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) está com estoque de sangue abastecido para atender as demandas das unidades de saúde pública e privada. A unidade volta a abrir as portas na terça-feira (2) a partir das 7h30, e conta com o apoio da população para ajudar a salvar vidas com um gesto simples que é a doação de sangue.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), bem como os setores administrativos, não funcionarão na segunda-feira (01). Os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) funcionam durante o feriadão atendendo apenas aos pacientes já internados e voltam a receber pacientes externos na terça-feira (2).

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR – O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) informa que manterá seu efetivo operacional ordinário durante a segunda-feira (1), referente ao feriado do quando é celebrada a “Confraternização Universal”.

Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento aéreo, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho. Além dessas atividades o CBMRR manterá exclusivamente no domingo, uma equipe de guarda vidas no Rio Branco, destinado ao trabalho de orientação e prevenção a acidentes aquáticos.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio (CCI), um com capacidade para 5 mil litros de água, outro com 10 mil litros; uma ambulância do Resgate Urbano a Acidentados (RUA) e três caminhonetes operacionais, sendo uma do comandante do socorro, uma da Companhia de Busca e Salvamento (CBS), além de uma caminhonete equipada e com guarnição extra de Combate a Incêndio Florestal, para atender eventuais chamas dessas ocorrências na área urbana e rural de Boa Vista.

Exclusivamente no domingo, dia 31, o CBMRR vai manter fixo um Caminhão de Combate a Incêndio com capacidade para 5 mil litros de água e uma ambulância do RUA para dar suporte à tradicional Festa de Revéillon do Parque Anauá.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Em todos os quarteis há mergulhadores escalados nos plantões.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil.

PMRR – A Polícia Militar de Roraima irá atuar normalmente com o policiamento ostensivo em todo o Estado e atendimento de emergência pelo 190.

POLÍCIA CIVIL – A Central de Flagrantes da Polícia Civil funcionará no período de 24 horas. Todos os Distritos Policiais estarão com plantão, mas apenas para registro de Boletins de Ocorrência. No interior, as delegacias funcionarão em sistema de plantão, ininterruptamente.

CAERR – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) funcionará em regime de plantão para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de call center funcionará normalmente.

A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br.

Com informações da Secom-RR

Publicidade