Saúde e Bem-estar

Saiba o que você não deve ingerir de estômago vazio

Certos alimentos, bebidas e remédios, quando consumidos em jejum, trazem prejuízos para a saúde

Nem tudo pode ser consumido em jejum. Muitas vezes, o estômago não recebe bem determinados alimentos, bebidas e substâncias – o que pode causar gastrite e problemas até mais graves. Veja o que evitar:

Anti-inflamatórios

São ácidos e, por isso, têm vários efeitos no trato digestório. No estômago, diminui a defesa da mucosa por baixar a produção de prostaglandinas, o que reduz a barreira de muco e bicarbonato – além de aumentar a permeabilidade de células estomacais e reduzir o fluxo de sangue para a mucosa. Isso a torna mais suscetível a ação do suco gástrico, causando gastrites e úlceras.

Café

A cafeína estimula a secreção de ácido, a redução do fluxo sanguíneo para a mucosa e a diminuição da produção de muco protetor. Esses efeitos podem levar a lesões e são em parte atenuados quando a bebida é consumida depois de comer.

Álcool

A substância, por si só, já é bastante nociva ao estômago: pode causar desde gastrites até cirrose e tumores no trato digestório. Quando consumida em jejum, acelera a velocidade de absorção, o que aumenta os riscos de desenvolver esses problemas. O ideal é, previamente, ingerir alimentos sólidos, ricos em proteínas, fibras e gorduras para reduzir os riscos.

Chiclete

O ato de mascá-lo em jejum estimula a produção de suco gástrico, nocivo ao estômago vazio. Isso porque, com a mastigação, o estômago entende que precisa se preparar para receber o alimento e fazer a digestão, liberando a secreção ácida. Esse movimento pode resultar em feridas e gastrites erosivas.

Sucos cítricos

Embora essas bebidas possam trazer benefícios por serem fontes de vitaminas e sais minerais, ainda é uma questão de debate se tomar limonada em jejum pode ser uma atitude saudável. De modo geral, pode ser dito que, em algumas pessoas, o consumo de sucos cítricos em jejum é capaz de causar sintomas como azia e dispepsia. No entanto, não há uma orientação que seja capaz de englobar toda a população: a recomendação deve ser individualizada, levando em conta particularidades como dieta e tolerância a alimentos ácidos.