SORTE E SAÚDE
Saiba quais os benefícios de alimentos da ceia de ano novo
Muitas pessoas têm superstições que prometem trazer sorte e fartura no ano NOVO
Por Folha Web
Em 31/12/2016 às 10:03
Romã: Rica em antioxidantes, também possui ação anti-inflamatória (Fotos Divulgação)

Ano novo é época de renovação, de novos planos e expectativas para o ano que começa.  Muitas pessoas têm superstições que prometem trazer sorte e fartura no próximo ano. Além de trazer coisas boas para o ano que se inicia, alguns alimentos também apresentam benefícios para a saúde.

Confira!

Romã

Rica em antioxidantes, também possui ação anti-inflamatória. Fonte de vitaminas C e E, além de contribuir para a melhora da circulação sanguínea, apresenta efeitos positivos na pele favorecendo seu clareamento.

Lentilha

É uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais, como o ferro, além de ser fonte de proteína vegetal, importante principalmente para aqueles com baixo consumo de carnes. Pode ser consumida na forma de salada ou acompanhada com arroz integral.

Figo

Fonte de fibras alimentares, vitaminas e minerais, como o cálcio, manganês e magnésio, e antioxidantes. Por conter maior quantidade de carboidrato, deve ser consumida com moderação.

Uva

Rica em antioxidantes, a versão de coloração vermelha é fonte de antocianinas, que contribuem para a melhora da circulação sanguínea e saúde cardiovascular.

Frutas Secas

As frutas secas, também conhecidas como frutas desidratadas, representam uma fonte mais concentrada de nutrientes, fibras e compostos bioativos. Em consequência disso, as frutas desidratadas são consideradas ótimas fontes de vitaminas e minerais.

Damasco

Uma boa opção é incluir mais damasco na dieta, pois eles possuem compostos bioativos que contribuem para a diminuição da vontade de comer alimentos doces.

Uva Passa
A uva passa é fonte de diversos compostos fenólicos, que apresentam atividade antioxidante, anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Castanhas

As oleaginosas, como amêndoas, avelãs, castanha de caju, castanha do Brasil, nozes, pistache, entre outras, são fontes de ácidos graxos insaturados, fibras, sais minerais, fitoesteróis e compostos fenólicos. Apesar do alto valor energético, em virtude da composição de ácidos graxos, as oleaginosas podem influenciar beneficamente a saúde, pois têm sido associadas às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Para usufruir desses benefícios, é recomendado que o consumo seja do fruto cru.

Frutas Frescas

As frutas frescas também não podem faltar no cardápio. Uva, framboesa, amora, mirtilo e o bom e velho morango são frutas ricas em vitamina C, importantíssimas para manter a pele jovem e saudável. Elas possuem ácido elágico, potente para o sistema imunológico. Esses alimentos também contêm flavonóides, compostos com efeito antioxidante, ou seja, que têm ação sobre a formação de radicais livres e a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.

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