Saúde e Bem-estar

Saiba quando procurar o médico e quais exames deve fazer

O exame de audiometria deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado

Quando o paciente chega ao consultório, ele já percebeu que possui algum problema auditivo. As queixas mais comuns são “ouço o que as pessoas dizem, mas não entendo”. Ou “Minha família diz que escuto a TV em um volume muito alto e não escuto quando chamam”.

Para fazer um diagnóstico da surdez, o especialista analisa diversos pontos, como a história do paciente e o histórico familiar dele, e faz alguns testes para identificar se realmente a perda auditiva existe.

De acordo com a fonoaudióloga, Evânia Costa, o grau da perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente. Através de um exame simples e indolor, é possível saber se existem perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais, ou, serem perdas mistas.

Entre os exames indicados, está a audiometria que detecta possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

“Ele é simples, inócuo e indolor e geralmente é feito por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista, que são profissionais mais habilitados a realizá-lo e avaliar seu resultado.”, explica.

Saiba quais os exames que devem ser feitos:

Audiometria tonal: avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do examinando aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.

Audiometria vocal: avalia a capacidade de compreensão da voz humana. O examinando demostrará sua percepção e compreensão da voz humana emitida pelo examinador. O exame não requer preparo prévio nem suspensão da medicação em uso.

Como é o procedimento?

Segundo a fonoaudióloga, durante a audiometria, o paciente é colocado numa cabine acústica de vidro que visa isolá-lo dos sons.

“Quase todo o exame transcorre em silêncio, o especialista coloca um fone de ouvido acoplado a um pequeno microfone no paciente, através do qual ouvirá certos sons emitidos pelo examinador e deverá responder a eles”, explica. Em uma parte do exame o examinando deverá repetir palavras emitidas pelo examinador. “Nos exames de audiometria tonal, por via óssea, um vibrador é colocado sobre osso mastoide do examinando, o qual deverá acusar as percepções das vibrações do mesmo.”, relatou.

AUDIOMETRIA

• Exame simples e indolor;
• Possui duração de aproximadamente 40 minutos em adultos;
• Exige participação ativa do paciente;
• Recomenda-se uma boa noite de sono e repouso acústico;
• Evite ambientes ruidosos cerca de 14 horas antes do procedimento (exemplos: sons de máquinas, festas e casas noturnas);
• Informe ao fonoaudiólogo examinador: se há casos de perda auditiva na família, quais são os medicamentos que estão sendo tomados, com qual frequência visita ambientes ruidosos e se sente zumbido ou algum ruído em ambientes silenciosos.