Política

Saída de Mecias era esperada e maior perdedor será ele, diz Hiran

Presidente do Progressistas em Roraima afirmou que sigla está aberta a coligações com quem tiver interesse

A saída do deputado estadual Mecias de Jesus (PRB) da base aliada do Governo gerou surpresa entre os correligionários da governadora Suely Campos (PP). Um das razões alegadas pelo parlamentar, que concorre a uma das cadeiras para o Senado, seria a não coligação do PRB nas eleições proporcionais com o PP, o que reduziria o tempo de televisão e as alianças necessárias para a reeleição do deputado Jhonatan de Jesus e do pré-candidato ao senado Mecias.

Sobre o assunto, o presidente estadual do Progressistas, deputado federal Hiran Gonçalves, afirmou em entrevista à Folha que Mecias perdeu mais do que o Governo com a saída da base. “Eu acho que isso era a crônica de uma morte anunciada, pois havia muita sinalização de que ele não continuaria da base do governo. Em minha opinião, a saída de Mecias do governo mais enfraquece sua eventual candidatura ao Senado, do que o governo”, avaliou.

Gonçalves explicou que a estrutura de um governo numa campanha majoritária como a que ocorre para senador da república é muito importante no auxílio aos candidatos. “Principalmente para alguém com o estilo do deputado Mecias, que tinha uma participação muito efetiva no Governo do Estado. Então obviamente ele perderá com essa movimentação”, complementou.

Para Hiran, Mecias não era muito atuante como integrante da base aliada do governo na Assembleia. “O deputado Mecias não tinha uma postura de muita defesa do governo, porque quem a gente vê realmente na posição de destaque nessa área em qualquer das questões políticas envolvendo os parlamentares era o deputado Brito, que tem uma posição muito bem alinhada com o governo, o Soldado Sampaio, e outros deputados que estavam muito mais alinhados e que tinham uma participação mais importante no governo”, citou.

Sobre o fato de não querer alinhamento com o PRB na coligação proporcional, Hiran Gonçalves negou esse posicionamento. “Eu não falei de forma nenhuma que não iria coligar com o PRB. Isso não é verdade e, na última conversa que tive com o deputado Jhonatan de Jesus, reforçava que a presença dele na coligação conosco seria muito boa, muito bem-vinda, assim como de todos os deputados federais. Nós fomos muito maduros e defendemos interesses de Roraima acima das questões partidárias. Para mim, um político que tem medo de perder eleição não pode ir para uma campanha”, disse.

“Não tenho restrição a nomes, mas quem vai decidir quem vai representar Roraima a partir de fevereiro de 2019 é o povo, que vai fazer avaliação de quem trabalha e da história de cada um, a sua postura, enfim as qualidades e defeitos. É o povo que vai dizer e, no decorrer da campanha, nós vamos ter oportunidade de prestar contas do que fizemos”, acrescentou.

Hiran finalizou dizendo que tem sensação de dever cumprido. “Eu particularmente estou muito à vontade porque tenho uma sensação leve do dever cumprido. Me dediquei muito nesse mandato e não faço política utilizando estrutura de governo. Sempre trabalhei muito para estar à vontade de dizer o que penso. O nosso partido está aberto a todos os candidatos. Nós não temos restrição no Partido Progressista a qualquer nome que queira congregar conosco, qualquer um indistintamente e temos a convicção que vamos fazer uma grande campanha”, concluiu.