Geral

São Raimundo e GAS disputam título do primeiro turno

Quem vencer hoje garante automaticamente uma vaga na grande final do Campeonato Roraimense

Três vitórias. Nove pontos ganhos. Doze gols marcados. Apenas um sofrido. Simplesmente, 100% de aproveitamento. São números dignos de impor respeito – e medo – aos adversários. O São Raimundo chega à decisão do primeiro turno do Campeonato Roraimense com retrospecto para matemático nenhum botar defeito.

E os números se confirmam quando a bola rola. O Mundão tem o ataque mais positivo da competição e a defesa menos vazada. Só tomou um gol em três partidas. E é essa a equipe que o Grêmio Atlético Sampaio, terá pela frente nesta terça-feira, 20, quando se encontrarem na final. O GAS chega como líder do Grupo A, com 77,8% de aproveitamento, com duas vitórias e um empate, sete pontos e cinco gols de saldo. Marcou sete e levou dois.

Mesmo com os números jogando a favor do Mundão, o técnico Chiquinho Viana prega respeito ao GAS. O técnico comandou o último treino do alviazulino nessa segunda-feira, 19, na Sede Campestre do clube.

Em campo, o comandante orientou o trabalho tático de variação de esquema, promovendo as possíveis mudanças que podem ocorrer para a final e focou bastante nas jogadas de bola parada, nos setores ofensivo e defensivo.

O treinador inclusive fez uma analogia do futebol ao jiu-jítsu.

“Se no UFC o jiu-jítsu salva em alguns momentos, no futebol a bola parada também. Nós sabemos que o GAS tem um grande batedor, que é o Robemar, que bate dos dois lados e por isso, precisamos estar atentos a todos os detalhes”.

Sobre as mudanças na equipe, Viana adiantou que são duas: uma no ataque e outra, no meio. “Vamos promover duas mudanças: uma no ataque e outra no meio-campo. Até pelas características da equipe adversária, que é muito rápida, principalmente do meio para a frente. É um time muito competente e nós vamos buscar neutralizar isso, com características de maior marcação”, disse.

Mas o comandante não entregou quais seriam os jogadores alçados à titularidade na final. “Eu tenho até minutos antes do jogo para definir quais são as peças que vão entrar e que vão sair, mas vou fazer com tranquilidade. A gente está pronto. São variantes que estamos trabalhando há muito tempo e com certeza, será um grande jogo”.

Mesmo com as possíveis mudanças na escalação, Viana disse que a equipe não irá mudar a forma de jogar da equipe. Ele também elogiou o setor defensivo do Leão.

“Nós não podemos fugir da forma como a gente joga. Nós sempre fomos agressivos. O setor defensivo deles, com a entrada do Evandro dá muito mais qualidade ao time do GAS. Mas nós vamos tentar impor o nosso ritmo, com inteligência, sempre tentando neutralizar o ataque deles. Nós sabemos que eles são muito rápidos. Dominando esse setor, nós poderemos jogar com mais tranquilidade. Não deixaremos de ser ofensivos, mas vamos nos resguardar, para que possamos fazer um bom jogo. Acredito que eles também vão querer jogar pra cima e será um grande espetáculo”.

GAS NO SEGREDO – Procurado pela reportagem da Folha, o Grêmio Atlético Sampaio preferiu fazer segredo. O técnico Sérgio Góis não retornou os contatos. Se Chiquinho Viana conhece a vocação ofensiva do Leão de Caracaraí, Góis parece querer surpreender o atual bicampeão roraimense, mantendo o mistério sobre a preparação da equipe para a final.

Final será em jogo único sem vantagem para nenhuma das equipes

Mesmo com a melhor campanha do primeiro turno, com 100% de aproveitamento, o São Raimundo não terá nenhum tipo de vantagem na final de hoje.

Mundão e GAS entram em campo em igualdade de condições na disputa pelo título, em jogo único. Em caso de igualdade no placar no tempo regulamentar, o título de campeão do primeiro turno será decidido nas cobranças de pênaltis.

Quem levantar o caneco nesta terça garante automaticamente, uma vaga na grande final do Campeonato Roraimense, caso outra equipe seja vencedora do segundo turno. Sendo campeão do primeiro turno e conquistando também o segundo, GAS e São Raimundo eliminam a necessidade de final, ou seja: se uma das equipes conquistar as duas taças, leva de forma direta, o Campeonato Roraimense de 2018.

O resultado final do encontro entre o hexacampeão roraimense, São Raimundo, e o GAS, que busca seu primeiro título em uma competição estadual, será conhecido logo mais, às 19h20, no Estádio Ribeirão.