Geral

São Raimundo vence o GAS e Conquista título do primeiro turno

O duelo entre as duas melhores campanhas da primeira fase da competição foi digno de uma grande final. GAS e São Raimundo fizeram um jogão daqueles que não será esquecido tão cedo pelo torcedor. De um lado, o Mundão, com 100% de aproveitamento e atual time a ser batido. Do outro, o surpreendente GAS, versão 2018, totalmente reformulado e com o reforço dos irmãos Góes.

O torcedor que compareceu ao Estádio Ribeirão foi brindado com um belo espetáculo, em que as duas equipes se propuseram durante os 90 minutos a criar belas jogadas e de forma incessante, jogaram para frente em busca dos gols.
Mundão e GAS se alternaram nas subidas ao ataque, sempre objetivamente. Se na preparação para a partida o técnico Chiquinho Viana abriu o jogo e disse como a equipe jogaria, Sérgio Gois fez mistério.

Mas nem o fator surpresa parece ter ajudado o Leão na final. Com maior volume de jogo e com a equipe preenchendo melhor os espaços do campo, o São Raimundo logo começou a dominar as investidas. E o gol não demorou a sair. Aos 12 minutos, o artilheiro Raí, aproveitou a boa cobrança de escanteio e acertou uma bela cabeçada abrindo o placar. O mundão ampliou aos 19, com Igor e a partir daí, passou a controlar o jogo. Atacando com muita vontade, o GAS também teve boas chances, mas pecou nas finalizações. Mais competente, o São Raimundo fez valer a melhor campanha e levantou a taça do primeiro turno.

O JOGO – O Jogo começou intenso com os dois ataques alternando as subidas. O São Raimundo, mais agudo, imprimiu pressão e aos 12 minutos do primeiro tempo, marcou. Após a cobrança de escanteio de Emerson, Raí subiu mais alto que a defesa e mandou para o fundo da rede, abrindo o placar para o São Raimundo.

O GAS acusou o golpe. Aos 19, a zaga do GAS afastou mal e a bola sobrou limpa para Igor, que invadiu a área, driblou o goleiro Mayron e mandou para o fundo da rede, ampliando o placar para o São Raimundo.

O ritmo intenso imprimido pelo São Raimundo chamou atenção. Em menos de 5 minutos de jogo, foram três escanteios e no quarto, saiu o primeiro gol do mundão.

Aos 25, mais um ataque do mundão. A zaga do GAS bateu roupa novamente e Luan, de primeira, emendou e quase marcou o terceiro do São Raimundo.

Aos 30 minutos, a primeira chance real de gol para o GAS. Após falta dura, David cobrou e mandou uma bomba do meio da rua. A bola explodiu no travessão do goleiro Diego. Quase o primeiro gol do GAS.

Aos 40 minutos, mais um ataque do São Raimundo. O lateral-esquerdo André acertou um bom passe para Emerson que foi na linha de fundo e cruzou para o meio da área. Raí passou da bola, mas ainda conseguiu recuperar, mas chutou sem perigo, perdendo uma boa chance para o Mundão.

Aos 43 minutos Belão e Robemar entraram numa dividida mais dura e ambos ficaram caídos no gramado. Pior para Belão que saiu de maca e não retornou ao jogo.

Juca entrou no lugar de Belão e já mostrou as ferramentas. Na primeira jogada, o camisa 17 deixou o pé em Robemar e levou cartão amarelo.

No finzinho do primeiro tempo boa trama pela esquerda. Raí puxou para o meio e mandou de fora da área acertando o travessão do goleiro Mayron. No rebote, Juca mandou a bomba, assustando mais uma vez o goleiro do GAS.

No segundo tempo, o jogo se inverteu. O GAS partiu com tudo para cima do São Raimundo e aos 7 minutos, Ney, pela ponta esquerda invadiu a área e mandou a bomba para boa defesa do goleiro Diego.

Aos 11 minutos do segundo tempo a segunda substituição do São Raimundo: o camisa 21, Ribinha, entrou no lugar de Romanelli, que sentiu uma pancada nas costas.

Aos 14 minutos o GAS assustou. Valdecir negão pegou de fora da área, mandando uma bomba no canto esquerdo do goleiro Diego, que espalmou afastando o perigo.

Aos 20 minutos do segundo tempo o técnico Sérgio Góes fez suas duas últimas substituições: entraram Maicon e Diego Chapa no lugar de Ney e Alex Góes. Antes disso, Garrincha já havia entrado no lugar de Robemar.

Aos 25, o lateral-esquerdo do Mundão, André, deu um drible desconcertante em Djair e deixou o marcador na saudade. Ele levou a bola até a linha de fundo e praticamente sem ângulo mandou uma bomba no canto superior direito do goleiro Mayron. Um golaço. O terceiro no São Raimundo na partida.

Aos 38 minutos o zagueiro do São Raimundo, Siri, tentou sair jogando e perdeu a bola para Heitor. O atacante do GAS invadiu a área e foi derrubado pelo zagueirão. Pênalti assinalado pelo árbitro.

Na cobrança, Garrincha bateu no canto direito do goleiro Diego, que fez uma grande defesa e evitou o que seria o gol de honra do leão.

Aos 40, novo contra-ataque do GAS. Garrincha invadiu a área pelo lado direito e mandou um chute cruzado assustando mais uma vez o goleirão Diego.

E o São Raimundo poderia ter ampliado. Aos 45, Emerson recebeu sozinho no meio e perdeu o gol cara a cara com goleiro Mayron, que fez excelente defesa.

Fim de papo. São Raimundo, campeão do primeiro turno e classificado para a final do roraimense 3, GAS, vice-campeão, 0.

O técnico do GAS, Sérgio Gois parabenizou o São Raimundo pela boa partida e enfatizou que as chances perdidas pelo Leão, foram determinantes para o resultado.

“Futebol tem disso. O São Raimundo aproveitou bem as oportunidades que teve no início do jogo e isso deu tranquilidade para jogar com folga. A gente não conseguiu manter a mesma forma da equipe jogar, então desequilibrou. Aconteceu de tomar mais um. Nós também tivemos chances, mas não fomos felizes nas finalizações”, disse.

Chiquinho destacou que a final foi disputada entre as equipes mais bem armadas em campo e não poupou de críticas os erros cometidos por sua equipe.

“O GAS não se escondeu. Foi um grande jogo. A gente testou variantes nas batidas de escanteio e deu certo. Os meninos foram muito competentes. Eu acho que só a última bola que pecamos, quando o Emerson deveria ter feito o quarto gol. Tivemos um erro infantil por parte do Siri, que não pode acontecer, mesmo com a vitória.”

O goleiro Diego, que pegou o pênalti e ajudou o Mundão, destacou o título que bota a equipe na final do campeonato. “Um grande goleiro sempre aparece nos momentos decisivos. A gente vem trabalhando muito para isso, no decorrer da semana com o professor Chiquinho. Graças a Deus eu pude pegar o pênalti e dei a minha porcentagem na vitória da equipe”.