Cotidiano

Saque é liberado para mais de 11 mil idosos em Roraima

De acordo com a Caixa, o saque deve resultar no incremento de pouco mais de R$ 12 milhões na economia local

Começou hoje, 18, a primeira fase de pagamento do saldo das cotas do PIS/Pasep. Neste primeiro momento, o repasse está sendo feito somente para as pessoas com idade igual ou superior a 57 anos.

Em Roraima, segundo dados da Caixa Econômica Federal (CEF), 11.239 trabalhadores nesta faixa etária estão aptos para fazer o saque do abono. A expectativa é que o procedimento resulte no incremento de R$ 12,5 milhões na economia local.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador desse grupo precisa ter trabalhado com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.

Para o mês de setembro, a previsão é que o pagamento seja autorizado para todas as idades, diferentemente do que ocorria anteriormente, quando o saque era feito somente quando o trabalhador completava 70, se aposentasse, tivesse alguma doença grave ou invalidez ou fosse herdeiro do titular da conta.

Vale destacar que o pagamento de PIS (Programa de Integração Social), abono voltado para o empregado da iniciativa privada, é feito pela Caixa; enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é efetuado para os trabalhadores do setor público pelo Banco do Brasil.