Cultura

Sarau poético encerra as atividades do Julho das Pretas

Alusivo ao Dia da Mulher Negra, o evento ocorre a partir das 19 horas, na Praça do Mirandinha.

Encerrando as atividades alusivas ao Dia da Mulher Negra e Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur) promove nesta quarta-feira, 25, um sarau poético na Praça do Mirandinha, localizada no bairro Caçari.

Conforme a presidente da entidade, Andréia Vasconcelos, o evento é aberto para o público e tem como finalidade promover o combate a desigualdade que penaliza as mulheres negras da América Latina, principalmente no Brasil.   

“Esse mês é importante porque lembra justamente a luta e a resistência das mulheres negras na América Latina e Caribe por igualdade. Além disso, o dia 25 é comemorado o Dia Nacional da Mulher Negra. Uma data que foi instituída pela ex-presidente Dilma Rousseff, e que homenageia Teresa de Benguela, que foi uma importante mulher quilombola e escritora”, disse.

Durante todo o período de julho, o Numur realizou uma série de ações em alusão a luta das mulheres negras. Essas atividades incluíram a exibição de documentários, rodas de conversas, seminários sobre diversos temas ligados essa temática.

Para esta noite, além do sarau, a entidade vai promover uma vasta programação cultural, com a realização de freirinha de artesanato, oficina de turbantes, feitura de tranças, roda de capoeira, apresentação de danças afro-religiosas e de comidas típicas, entre outras atividades.

“É o momento em a gente pode levar para a sociedade a importância de se promover a igualdade social, principalmente para as mulheres negras, que ainda sofrem nos dias de hoje, seja na busca por uma colocação melhor no mercado de trabalho, melhores salários, acesso ao sistema de saúde e segurança pública como um todo”, pontuou.

SERVIÇO

Encerramento do Julho das Pretas

Realização: Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur) 

Data: 25 de Julho

Local: Praça do Mirandinha, bairro Caçari

Horário: 19h