Cotidiano

Secretaria vai comprar novas câmeras de videomonitoramento

Governo informou que manutenção e compra de novos equipamentos será realizada em razão do tempo de uso

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) abriu processo licitatório de revitalização e aquisição de novas câmeras do projeto de videomonitoramento que está instalado na Capital e no Interior do Estado. Implantado há seis anos pelo Governo do Estado, o programa visava contribuir com a ação da Polícia Militar de Roraima e inibir o número de roubos, furtos e arrombamentos, mas o governo nunca apresentou em números, nenhum resultado da implantação. O programa funciona em Boa Vista e nos municípios de Bonfim, Pacaraima, Caracaraí e Rorainópolis.

De acordo com a Sesp, o videomonitoramento está em pleno funcionamento, porém, por conta do tempo de uso, alguns dos equipamentos serão adquiridos e substituídos. Isso por que, segundo a Sesp, algumas câmeras já estão sem funcionar. A pasta informou que já abriu processo licitatório para a revitalização e aquisição dos novos equipamentos. No entanto, o Governo do Estado não informou a quantidade de câmeras que não estão mais em funcionamento, o andamento do processo e quando a licitação será finalizada.

O projeto original de videomonitoramento previa a instalação de 80 câmeras em pontos estratégicos do Estado, algumas delas com a captação de imagens em 360º, em especial, nas ruas e avenidas com a maior movimentação e nos locais onde ocorreram mais incidentes de furtos, roubos e arrombamentos, após análise de dados estatísticos do Sistema de Segurança Pública.

As imagens colhidas seriam armazenadas e o cidadão poderia inclusive informar a existência de uma câmera próxima ao local de um crime, no momento do registro de um boletim de ocorrência. No entanto, as imagens podem ser solicitadas somente para investigações criminais por um delegado de polícia ou por via judicial. Por questões estratégicas, os locais de instalação foram mantidos em sigilo. (P.C.)