Política

Secretário diz que governo federal precisa pagar o patrimônio da CERR

Em 2017 o Governo Federal publicou o decreto 9.192/17 determinando que o pagamento da indenização da Cerr será feito apenas pela empresa vencedora do leilão da Eletrobras, que assumiu a concessão da geração e distribuição de energia dos municípios do interior, que era de responsabilidade da empresa estadual. Agora, o governo estadual luta para que o débito seja pago de imediato.

Segundo o secretário de relações institucionais, a empresa hoje está avaliada em R$ 1,4 bilhão. “A empresa que vencer esse leilão vai recorrer na justiça contra o pagamento da dívida. Até que toda essa situação seja resolvida, a situação da Cerr só tende a piorar. Precisamos que essa dívida seja paga de imediato para que esse imbróglio chegue ao fim”, explicou Lopes.

Com o recurso em mãos, o Governo do Estado pagaria os débitos com fornecedores e responsabilidades trabalhistas. “A Cerr precisa entrar urgentemente em um processo de liquidação, pois não presta mais nenhum serviço. Esse processo deverá acontecer dentro dos próximos dias, já com os encaminhamentos de cada um destes problemas”, concluiu.