Cultura

Secult pede conscientização dos visitantes para manter a limpeza do Parque

Para que o local permaneça organizado, limpo e o meio ambiente preservado, durante e depois da festa de Réveillon, o secretário estadual de Cultura, Junior Almeida, pede conscientização dos visitantes ao Parque Anauá no dia de hoje, com a destinação do lixo produzido durante o evento, em locais apropriados.

Ele informou que uma empresa ficará responsável pelo serviço de limpeza no Parque durante toda a programação e ao final da festa, mas fez um apelo pedindo a colaboração daqueles que estiverem presentes com descarte de sujeira nos coletores de lixo e lixeiras que serão disponibilizadas por toda a área.

 “Uma equipe estará presente durante a festa fazendo a limpeza no local desde a entrada, passando pelo Forródromo, lago e todas as demais estruturas do Parque. Além disso, haverá também pessoas da equipe de coordenação atuando junto ao público, orientando sobre a localização das lixeiras, sensibilizando os frequentadores para que descartem os resíduos de forma consciente”, ressaltou.

Ele orienta ainda, que a população deve chegar um pouco mais cedo para conseguir uma boa localização e ter uma melhor visualização dos shows pirotécnicos. E use da criatividade, podendo levar cadeiras, mesas, petiscos, bebidas e montar seu piquenique no Parque com o cuidado necessário para colaborar com a preservação do meio ambiente. “Muitas famílias levam praticamente a ceia completa para festejar o Réveillon. E é importante a preservação do meio ambiente, do nosso lago e todo o espaço que é frequentado o ano inteiro. Estas pessoas podem, inclusive, providenciar suas sacolinhas para facilitar o descarte do lixo produzido nas lixeiras que estarão espalhadas pelo Parque”, disse.

O secretário pediu também atenção redobrada com os produtos em material de vidro, como garrafas, copos e outros, a fim de evitar possíveis acidentes. “Sabemos que os vendedores ambulantes não comercializam produtos em vidro, mas, é importante frisar que os visitantes também evitem levar, para garantir que não haja nenhum imprevisto ou incidente causado por estes objetos durante a festa”, esclareceu.

Outra dica de Almeida é para que cada vendedor ambulante ou expositor de produtos disponibilize suas próprias lixeiras, mantendo dessa forma limpo o entorno de seus espaços. “Nosso pedido é apenas para manter os espaços limpos, isso acaba estimulando a população também a manter estes locais sem lixo”, lembrou.

SEGURANÇA – Visando garantir a segurança durante a festa, as instituições públicas estaduais farão um trabalho concentrado para que os  frequentadores do local se divirtam e tenham tranquilidade no deslocamento até o local  do Réveillon. A partir das 17h, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) estará com um efetivo  de 15 agentes de fiscalização, atuando desde a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes até a  parte interna do Parque Anauá, onde ocorrerá a festa, a fim de evitar possíveis  congestionamentos. Conforme explicou a diretora de Segurança no Trânsito do Detran, Angelice Janesco, o trabalho será feito em pontos estratégicos para garantir um trânsito  seguro e tranquilo aos visitantes. “Durante o evento serão disponibilizadas entradas específicas. O portão principal do Parque Anauá poderá ser utilizado pelos pedestres, outra entrada para veículos credenciados e ambulantes que irão trabalhar durante o evento e uma entrada especial destinada à população”, destacou Angelice. Além das equipes do Detran, o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) vai dispor de 15 militares, um caminhão com 10 mil litros de água e viaturas de resgate e  salvamento para proporcionar o atendimento necessário aos visitantes, caso ocorra  alguma eventualidade.  A segurança será reforçada também com a presença de 120 integrantes da PMRR (Polícia Militar de Roraima).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

21h – Abertura oficial do Réveillon com a governadora Suely Campos
21h30 – Show com Manoel Gonçalves (voz e violão)
22h – Show com a banda Paçoquinha
23h30 – Sorteio da Nota Fiscal Eletrônica
00h – Show pirotécnico (queima de fogos)
00h15 – Show com a banda Confete & Serpentina
01h – Show com a banda Pipoquinha
01h45 – Show com a banda Nativa