Cotidiano

Segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorrerá neste sábado

Será realizada neste sábado, 16, a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), promovida em parceria entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). São quase um milhão de estudantes em todo o Brasil, dos quais 4.031 em Roraima, de turmas de 6º ano do fundamental até o 3º ano do ensino médio e graduação. Eles estarão competindo para a etapa final da Olimpíada nos dias 18 e 19 de novembro.

No ano passado, Roraima obteve 69 medalhas de bronze, duas de prata e duas de ouro. No caso dos alunos que ganharam as medalhas de ouro, um era estudante do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o outro da Escola Estadual Tancredo Neves.

De acordo com o coordenador regional de Roraima da Olimpíada Brasileira de Matemática, o professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Gilson Costa, é importante haver estímulos, tanto por parte das escolas quanto dos professores, para que estudantes selecionados participem desta nova fase da olimpíada e das próximas edições. Pois, além de ser uma forma de aperfeiçoar os conhecimentos na área, a competição pode dar boas oportunidades a estudantes.

“O legal de um aluno ser premiado com alguma dessas medalhas é que elas podem ser usadas como bolsa garantida na Universidade Federal para quem quiser seguir na área de ciência e tecnologia. E essa bolsa também pode ser estendida para o mestrado em Matemática”, afirmou Costa.

Segundo ele, um trabalho maciço está sendo feito para que todos os alunos classificados para essa etapa no Estado tenham locais de prova próximos a sua residência, para evitar evasão. Em Boa Vista, 19 escolas da rede estadual, além dos colégios de Aplicação e de Agrotécnica da UFRR, foram escolhidas para serem locais de aplicação da prova por estarem geograficamente bem distribuídas em relação aos candidatos.

Para alunos do interior, cada município contará com pelo menos um ponto de realização da prova. Na 1ª etapa, foram 240 escolas em todo o Estado, entre estaduais, municipais e particulares, que aceitaram participar e inscrever seus alunos e servirem como pontos de aplicação.

OBM – Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição dividida em três categorias avaliativas: uma para estudantes desde o ensino fundamental (6º ao 9º ano), uma para o ensino médio e outra para universitários. A Olimpíada vem desde a sua criação com o objetivo de estimular a melhora no ensino educacional da matemática no país e o descobrimento de novos talentos da área através de uma avaliação dividida em três etapas, na qual apenas 5% dos alunos com melhores desempenhos de uma etapa passam para a próxima. (P.B)