Cotidiano

Segundo dia de provas é neste domingo

Em Roraima, os candidatos precisam estar nos locais de provas antes das 11 horas para responder perguntas sobre matemática e ciências da natureza

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado neste domingo, 12, e, assim como na etapa anterior, os inscritos devem ficar bem atentos ao horário de início das provas. A regra é que os inscritos estejam em seus locais de prova uma hora antes do fechamento dos portões, que deve ocorrer às 13 horas. Como Roraima não possui o mesmo fuso horário de Brasília, nem adotou o horário brasileiro de verão, os estudantes precisarão estar em seus locais de provas antes das 11 horas.

Para fazer a prova, o candidato deve apresentar carteira de identidade ou documento original com foto, além de levar caneta esferográfica preta de tubo transparente. Também será permitida a entrada do chamado “kit sobrevivência”, contendo alimentos e bebida de teor não alcoólico, que pode ser consumido durante a aplicação do teste.

Neste domingo, serão aplicadas as perguntas sobre matemática e ciências da natureza. Essa é a primeira edição do Enem a ocorrer em dois domingos consecutivos. A medida foi adotada após a realização de uma consulta popular realizada no início deste ano pelo Ministério da Educação (MEC) sobre mudanças nas diretrizes da educação básica brasileira.

Segundo o balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 6.731.344 inscritos no Enem desse ano, 2.033.590 não compareceram no primeiro dia de prova, ocorrido no domingo passado, 5, representando 30,2% do total de candidatos.

Em Roraima, segundo Inep, 20.247 alunos estão inscritos, sendo Boa Vista o município líder em inscrições, com 18.257 candidatos. Além da Capital, as provas do exame também serão aplicadas em Rorainópolis, Mucajaí, São João da Baliza, Alto Alegre, Caracaraí e Bonfim. O instituto não revelou o percentual de faltosos ou eliminados no Estado.

Na avaliação do estudante Gabriel Xavier, as mudanças no Enem este ano foram bastante válidas, uma vez que não só deixou o exame menos cansativo, como também respeitou as limitações dos candidatos sabadistas. “Eu achei bastante válidas essas mudanças, primeiro porque ouviram o que a população queria e isso ajudou os candidatos que são adventistas do sétimo dia. A minha mãe, por exemplo, é adventista e o sábado para eles é algo sagrado. Colocando as provas para o domingo foi a melhor coisa que aconteceu, fora que deixou bem menos cansativo que aplicar a prova em um único final de semana”, relatou. (M.L)

Estudantes intensificam estudos antes da prova

Para não deixar nenhuma dúvida sem resposta, estudantes aproveitam os últimos dias para intensificar a maratona de estudo. Ontem, 10, pela manhã, vários jovens participaram de um aulão promovido por um cursinho preparatório da Capital.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência diferente para estudantes, principalmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de acompanhar aulas particulares, além de reforçar os principais assuntos que sempre estão presente no Enem, conforme explicou o gerente administrativo do cursinho, Samuel Martins. “A grande maioria estuda em casa e alguns deles nunca tiveram a oportunidade de acompanhar aulas de cursinhos ou de isoladas. Por isso esse aulão aberto para todos. Isso serve até como uma maneira de aprimorar os conhecimentos desses alunos, além de prepará-los melhor para essa prova”, analisou.

Ao todo, o aulão reuniu pouco mais de 200 estudantes na praça de alimentação de um shopping da zona Sul. A cada explicação, olhares atentos a tudo o que estava sendo repassado em um telão.

O estudante José Luiz, 18 anos, avaliou a iniciativa como louvável, principalmente pelo fato de proporcionar a oportunidade de revisar os assuntos mais relevantes para a prova. “Para quem já participa de aulas de isoladas como eu, o aulão é mais uma oportunidade boa para revisar os assuntos certos que vão cair na prova, e as dicas que o professor passa também ajuda bastante”, comentou.

Para o professor de matemática Carlos Cadoca, revisar os assuntos mais relevantes da prova é crucial, entretanto, os estudantes não podem esquecer que relaxar também é indispensável para um bom desempenho no exame. “O aluno deve dar o máximo de si na prova e deixar tudo nas mãos de Deus. Eu sempre costumo a falar isso para os estudantes nas minhas aulas. A vida é feita de vitórias e também de derrotas, e as pessoas precisam lidar com isso. Então, durma bem, se alimente bem, relaxe ao máximo e evite ficar com a mente sobrecarregada. Isso faz com que o estudante se sinta mais leve e tenha um bom desempenho na prova”, pontuou. (M.L)