Cotidiano

Seis famílias desalojadas pela cheia do Rio Branco recebem apoio em abrigo

Até o momento, 22 pessoas foram deslocadas de área de risco no Beiral para o Ginásio Tancredo Neves

Com a recuada do nível do Rio Branco na área Caetano Filho, conhecido como “Beiral”, no Centro, a Defesa Civil Municipal informou que suspendeu a mudança de três famílias que estavam em local de risco de inundação, que estava prevista para acontecer nesta sexta-feira, 30. Segundo o diretor da Defesa Civil, Amarildo Gomes, houve as solicitações de auxílio da equipe, porém, as famílias desistiram de sair.

Apesar da suspensão das atividades, o diretor reforçou que o Município continuará o seu trabalho de monitoramento. “Agora nós estamos de prontidão, à espera para ajudar a população no que for possível”, explicou.

Com isso, o Município reforçou as ações de acompanhamento das seis famílias desabrigadas, formada por 10 adultos e 12 crianças, que estão acampadas no Ginásio Tancredo Neves, no bairro Caimbé, zona oeste da Capital.

No local, as famílias recebem cestas básicas doadas pela Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), da Prefeitura de Boa Vista, e tem o fornecimento de energia elétrica. Elas são responsáveis pela administração dos mantimentos e preparo, considerando que estão com seus eletrodomésticos como fogão e geladeira. “Na manhã de sexta-feira, nós organizamos um local para as famílias lavarem as suas roupas e assim melhorar a sua estadia”, informou Amarildo Gomes.

A dona de casa Sebastiana Sousa, 58 anos, que mora no Beiral com os filhos, formando três famílias embaixo do mesmo teto, disse que já ficou desabrigada algumas vezes por conta da chuva, mas que fazia algum tempo que a situação não se repetia. Segundo ela, o pedido de ajuda foi em razão da educação das crianças. “A água já estava subindo o assoalho e, como os meninos estudam, a gente pediu ajuda. Nós não temos uma canoa, então, fica difícil para levar os meninos de um lado para o outro, para escola, e voltar”, explicou.