Polícia

Sejuc ainda não sabe quantos presos fugiram da Penitenciária

Secretaria de Justiça e Cidadania diz que apenas na sexta-feira desta semana fará contagem dos presos e apresentará lista de foragidos

Durante toda a segunda e terça-feira, dias 13 e 14, após confirmarem que houve fuga na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista, agentes das Forças de Segurança do Estado de Roraima iniciaram uma verdadeira caçada aos fugitivos. 

Por volta de 18h30 da segunda-feira, a guarnição de Reforço Setorial do 1º Batalhão da Polícia Militar recebeu informação de que três elementos foragidos estavam andando em via pública do bairro Caranã, zona Oeste. Diante da denúncia, os policiais seguiram ao endereço indicado pelo denunciante e viram o momento em que os suspeitos entraram em uma residência que fica localizada na rua Sabá Cunha.

Rapidamente os policiais fecharam o cerco na rua. No momento em que entraram na casa, viram um elemento pulando o muro e as equipes fizerem a varredura em todo o perímetro do quarteirão. 

Os policiais prenderam os foragidos Waldenilton Pereira Joaquim, de 26, e Romário Cícero da Silva Dasapoulos, de 34 anos, escondidos no galinheiro da residência onde estavam abrigados.

As buscas das demais viaturas resultaram na captura do terceiro indivíduo que havia pulado o muro. A viatura do Batalhão de Choque conseguiu localizá-lo no telhado de uma igreja que fica nas proximidades da casa onde os comparsas já tinham sido presos. O foragido Hélio Édio Lima da Silva, de 22 anos, tinha um ferimento no supercílio direito, mas ele mesmo disse aos policiais que se feriu enquanto fugia.  

Os três elementos confessaram ter fugido juntos da Pamc, às 5horas, do dia 13. Diante dos fatos, a guarnição fez a condução dos foragidos até a sede da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) para que os procedimentos legais fossem adotados antes do trio ser recolhido novamente às dependências do presídio.

OUTRA RECAPTURA – Policiais civis também iniciaram as buscas aos foragidos da Pamc em apoio à Dicap. Ainda na manhã da segunda-feira, dia 13, agentes do 2° DP e do 4° DP conseguiram recapturar dois foragidos no bairro Liberdade, zona Oeste da Capital. Já no período da tarde, agentes do 2o DP, em parceria com policiais militares, recapturaram mais um foragido. Após recaptura, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) apoiaram na localização de uma espingarda escopeta calibre 12, à qual supostamente foi escondida em um terreno, nos fundos de uma casa, pela família do foragido.

A Polícia informou que os trabalhos de recaptura irão continuar a medida que chegarem denúncias. Além disso, a intenção dos policiais é amenizar delitos que possam ser cometidos pelos foragidos enquanto estiverem livres. Por outro lado, as guarnições e equipes policiais estão atentas para não serem vítimas dos bandidos, considerando que foram apuradas as possibilidades de os fugitivos atentarem contra a vida de quem trabalha nas Instituições de segurança do Estado. (J.B)

Sejuc afirma que 19 foram recapturados

Na manhã de ontem, dia 14, diante da confirmação de que muitos detentos conseguiram escapar da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), a reportagem da Folha solicitou que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) desse o número total de foragidos.

As informações extraoficiais dão conta de que pelo menos 70 indivíduos conseguiram empreender fuga, mas a Sejuc destacou que somente na sexta-feira, dia 17, a contagem de presos será realizada para então se ter um número exato de foragidos e que, enquanto isso, qualquer número apresentado é apenas especulação.

Até o meio-dia de ontem, a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) localizou e recapturou 19 presos que fugiram há dois dias por meio de um buraco na Ala 13, que fica no regime fechado, área conhecida como “Cadeião”, e por outro na grade de contenção.

Para a recontagem dos internos da Pamc, a Sejuc destacou que o trabalho será em conjunto com grupamentos especiais da Polícia Militar.

OS RECAPTURADOS – A lista enviada pela Sejuc à Folha dá o nome dos foragidos que foram localizados nos últimos dias, sendo: Jonas Oliveira Gomes, João Carlos Rocha da Silva, Marcelo Magalhães da Silva, Anderson Santana Barbosa, Maycon Albuquerque Lemos, Nilton Abrão Estevão, Mizael Macena Gurgel, Rosival Arcanjo Maricaua, Edson Pereira Costa, Mariel Amorim da Cruz, Alisson da Silva e Silva, Francinélio Luciano Beckman, Hélio Édio Lima da Silva, Waldenilton Pereira Joaquim, Romário Cícero da Silva Dasopoulos, Maycon Carvalho Barbosa, Gefferson Ribeiro Serrão, Erik Viriato da Silva, Idelfran Borges de Castro. (J.B)