Polícia

Sejuc confirma apenas dez fugas na Penitenciária com um já recapturado

Na madrugada de terça-feira, 17, quando dois túneis foram encontrados na parte externa da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), zona Rural de Boa Vista, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) afirmou que não havia possibilidade de 25 presidiários terem fugido, no entanto, na manhã de ontem, agentes disseram à Folha de que o número de foragidos pode chegar a 38. Em entrevista, o secretário Ronan Marinho nega as informações e diz que o número oficial é de 10 fugas.

Os detentos teriam escapado por dois túneis entre as guaritas 3 e 4. Os presos ainda teriam cortado a cerca elétrica de proteção e as concertinas. Nenhum dos agentes de segurança conseguiu ver o momento em que os detentos conseguiram fugir. No momento da fuga, os presos contaram com auxílio dos albergados que cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), que fica ao lado da Pamc e integra o Complexo Penitenciário de Monte Cristo, onde antigamente funcionava a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

No entanto, o secretário explicou que vai apurar as fugas porque acredita que tenha havido facilitação, omissão ou prevaricação no serviço de segurança. Os números foram confirmados pelos agentes após uma contagem de presos iniciada na mesma terça-feira, após o achado dos buracos, e concluída no começo da noite da quinta-feira, 19.

CONTAGEM – O titular da Sejuc, em entrevista, disse que começaram a contagem dos presos na tarde de quarta-feira, 18, serviço que foi concluído só às 19h de quinta-feira. “Faltaram checar 33 fichas de presos. Depois esse número subiu para 38 porque teve preso que foi transferido da Cadeia Pública para a Pamc e não foi registrado no sistema. Ele estava na Penitenciária, mas não constava no sistema. Um agente ouviu esse número e divulgou que foram 38 fugas”, disse.

Marinho também disse que a informação oficial é baseada no depoimento de um dos detentos que fugiram e que foi recapturado. “Eles atravessaram por um buraco no muro da Ala 13 para a Ala dos doentes, atravessaram por um pátio coberto de mato e fizeram um buraco por debaixo do muro, que já estava pré-cavado porque o mato facilita essas ações. Terminaram de cavar entre as guaritas 3 e 4 e passaram. Foram nove presos. Alguém de fora fez um buraco na tela e eles conseguiram fugir”, disse.

A Sejuc frisou que vai investigar se houve facilitação, tendo em vista que seria impossível tal fuga acontecer. “Se alguém tocar naquela cerca vai pegar um choque muito forte e, quando cortada com uma turquesa, dá um curto-circuito podendo apagar todas as lâmpadas, mas isso não aconteceu porque o disjuntor estava desligado. Já fizemos a troca e está tudo funcionando normalmente. Então, é uma série de coisas que vamos apurar e responsabilizar. Se foi policial militar ou agente penitenciário eu não sei”, destacou Marinho.

O secretário informou que uma limpeza foi feita em toda a área do local das fugas e encheu de concreto os túneis encontrados. Disse também que nove presos que continuam foragidos serão recapturados, incluindo quatro venezuelanos, e que a Dicap tem os nomes e iniciou as buscas com o objetivo de localizá-los. (J.B)

NOMES – A Sejuc divulgou o nome dos foragidos, na tarde desta sexta-feira, 20, cuja lista constam 10 foragidos que escaparam da Pamc na madrugada de terça-feira, 17. Um já foi recapturado: Enoque Santos Silva, “Pastor”. Continuam sendo procurados: Eurimaicon Nascimento Silva “Baianinho”; Ramon Jesus Lopes Acosta, “Pista Loka”; Tharcisio Sousa Viana, “Fala Mansa”; Edson Silva de Melo, “PC”; Célio Marques, “Bradok”; Ramses Samir Gomes Flores; Carlos Geraldo Gonsales Garcia; José Alejandro Carias Gamez; e Marcos Denilson de Matos; “Zé Capeta”.

Qualquer informação sobre os foragidos poderá ser repassada através dos telefones 190, da Polícia Militar, 197, da Polícia Civil, 99139-9529 e 08002780130, da Dicap. (J.B)