Polícia

Sejuc divulga lista oficial de detentos foragidos

Até o momento, treze foragidos já foram recapturados

No início da noite desta sexta-feira, 19, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania finalizou a contagem dos detentos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), confirmando a fuga de 92 presos.

Além disso, foram identificadas e presas, três pessoas que teriam ajudado nessa fuga, sendo que uma delas tem passagem pela Polícia. Elas foram responsáveis por causar uma pane no sistema de fornecimento de energia elétrica da unidade prisional no momento da fuga.

Dos foragidos, até o momento dez foram identificados. São eles: Fernando Goes Pereira, Felipe France Fidelis Lemos, Eliercio da Silva Peixoto, Fábio Martins da Silva, Mayke Roberto de Souza da Silva, Nilton José Abraão, Getúlio Pinho Tomis, Marcelo Magalhães da Silva, Waldenilton Pereira Joaquim e Francisco da Silva Kaitan.

Ainda segundo a Sejuc, todas as forças policiais do Estado estão mobilizadas na recaptura dos criminosos. “O policiamento nas barreiras foi reforçado, inclusive na fronteira com a Venezuela, para onde parte dos foragidos deve se dirigir em busca de armas e drogas, conforme levantado pelo serviço de inteligência. Equipes da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura da Sejuc), da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) estão desde as primeiras horas do dia de ontem nas buscas pelos foragidos” informou.

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) vai instaurar procedimento para apurar a responsabilidade de todos os envolvidos na fuga de detentos da Pamc, incluindo a FNS (Força Nacional de Segurança), que está em Roraima há um ano com a atribuição de realizar o patrulhamento externo do presídio. Os criminosos escaparam por um túnel localizado a 50 metros de distância de onde deveria ter uma guarnição da FNS.

O procedimento vai apurar a responsabilização da FNS, no que diz respeito à presença, ou não, dos agentes no perímetro externo do presídio no momento da fuga; dos criminosos que se evadiram e das pessoas que agiram fora do presídio para garantir a fuga e dar esconderijo dos foragidos. “Vamos apurar a responsabilidade de todos os envolvidos nessa fuga, seja por ação ou omissão e encaminhar para a Justiça”, informou a delegada geral da Polícia Civil, Edneia Chagas.

Em dezembro do ano passado o Governo de Roraima solicitou do Ministério da Justiça a substituição dos agentes da FNS por homens do Grupo de Intervenção Penitenciário, para que eles possam reforçar a atuação também dentro do presídio e não apenas no perímetro externo, como é feito atualmente. “Sem querer desmerecer a Força Nacional, ou mostrar ingratidão ao Ministério da Justiça, mas com essas restrições a Força Nacional não nos serve”, afirmou o secretário da Sejuc, Ronan Marinho.

DENÚNCIA – A Sejuc disponibilizou os telefones 0800-278-0130 (ligação gratuita) ou 99139-9529 (whatsApp) para quem tiver informações que possam levar ao paradeiro dos foragidos.  A denúncia também pode ser feita pela página da Dicap no Facebook, no endereço dicap.rr, ou pelo 192. Não é necessário se identificar. 

Confira a galeria