Polícia

Sejuc diz que não há confirmação de estrangeiros em facções

Secretário ressaltou que fora das Unidades Prisionais de Roraima existem estrangeiros membros de facções criminosas

A mídia nacional divulgou nesta sexta-feira, 5, que membros do crime organizado em Roraima estariam recrutando venezuelanos dentro das unidades prisionais do Estado para fortalecer a conexão internacional e ampliar a aquisição de armas e drogas.

Para a Folha, o titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Ronan Marinho, afirmou que até o momento existem apenas especulações e que não há nada confirmado que os cerca de 50 estrangeiros dentro das unidades prisionais tenham adentrado as facções criminosas.

“Da maneira como saiu, é uma especulação. Não tem nada confirmado de que há venezuelanos membros de facção criminosa no sistema prisional”, disse.

As organizações criminosas não fazem distinção entre brasileiros e estrangeiros e buscam sempre aqueles que podem colaborar mais com as ações das facções, com conexões com outros criminosos com bastante influência, acredita Marinho.

“Não estou negando também que algum ou outro possa ter entrado em facção, seja homem ou mulher. Eu só estou dizendo que, da maneira como foi colocada pela mídia nacional, parece que tem um recrutamento direcionado para os venezuelanos”, especificou o secretário.

Ronan confirmou, no entanto, a existência de membros estrangeiros das facções que estão do lado de fora das unidades. “No sistema prisional, não. Fora do sistema prisional, nós estamos monitorando”. O secretário também informou que o Governo do Estado tem realizado ações de combate para coibir o recrutamento e diminuir o controle das organizações das unidades prisionais.

Mais informações na matéria completa na edição de amanhã, 6, na Folha de Boa Vista.