Cotidiano

Sem centrais de ar, usuários sofrem com o calor em biblioteca

Alguns equipamentos teriam sido retiradas para manutenção, mas que ainda não há uma previsão de quando serão reinstalados

Atualizada às 19h04 para inclusão do posicionamento do governo

Usuários da biblioteca pública do Palácio da Cultura Nenê Macaggi denunciaram nesta terça-feira, 22, problemas em relação à falta de climatização. Algumas centrais de ar teriam sido retiradas para manutenção, no entanto, não há previsão de quando esses equipamentos serão novamente reinstalados.

De acordo com a estudante universitária Natalia Ferreira, 26 anos, os equipamentos teriam sido retirados há cerca de 40 dias, restando poucos aparelhos, que não conseguem amenizar o forte calor que faz na cidade.

“Agora que estamos no inferno, o problema nem afeta tanto, mas vez ou outra faz muito calor e quando isso acontece, fica impossível estudar na biblioteca”, disse. 

A estudante contou ainda que frequenta o local há 1 ano, por considerá-lo um ótimo ambiente de estudos. Ela lamenta que a administração do ambiente demore tanto para resolver o problema.

“Sempre que a gente tenta verificar o andamento da situação junto a administração da biblioteca, a resposta é que não é um problema deles. É muito desrespeitoso esse tipo de resposta”, completou.  

A FolhaWeb esteve no local verificando a situação e constatou que alguns equipamento foram de fato retirados. Os demais continuam funcionando normalmente, segundo informou um funcionário da biblioteca.

O OUTRO LADO
A Secretaria de Cultura (Secult) encaminhou nota à Folha, informando que um processo de compra já foi iniciado, mas como a empresa vencedora não possui sede em Roraima ainda não foi possível realizar a instalação dos equipamentos.

“Em abril, a empresa despachou os equipamentos para Roraima, porém, houve perda de rota e as centrais tiveram que voltar à cidade de origem para que o seguro avaliasse o material antes de enviar novamente para Roraima”, explicou a secretaria.

O governo explica ainda que existe a necessidade de troca das centrais da biblioteca por equipamentos novos, uma vez que “os equipamentos apresentarem problemas técnicos e sem possibilidade de reparos”.

Por fim, o Executivo informa que a empresa contratada para aquisição das centrais já “foi notificada, conforme as regras do contrato”. “A previsão é que os novos equipamentos cheguem até o dia 29 de maio e logo em seguida serão devidamente instalados. Toda a parte elétrica foi refeita para receber os novos equipamentos”, finaliza a nota.