Cotidiano

Sem drenagem, Avenida Nazaré Filgueiras é tomada pela água

Denunciantes informaram que a situação já foi levada junto a Prefeitura de Boa Vista, apesar de nada ter sido feito até o momento

O problema não é novidade. Desde o ano passado, moradores e comerciantes da Avenida Nazaré Filgueiras, antiga S-4, no bairro Alvorada, zona Oeste, sofrem transtornos durante o período chuvoso pela falta de drenagem. Denunciantes informaram que a situação já foi denunciada à Prefeitura de Boa Vista (PMBV), mas nada foi feito até o momento.

A equipe de reportagem da Folha esteve na avenida e constatou a situação de alguns pontos após uma noite de chuva. No local, moradores informaram que as denúncias costumam ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) e à Central 156.

O gerente de uma distribuidora localizada na avenida, Victor Dourado, contou que as vendas caíram nos últimos tempos. Ele já fez inúmeras denúncias, mas disse que nunca viu nenhum órgão competente pela região. “É ruim porque quando o cliente vem comprar e precisa fazer o carregamento da mercadoria, muitas vezes não consegue entrar por conta das poças de água. Acaba que a gente perde a venda mesmo. Para quem não tem transporte, basta uma chuva para evitar a passagem por aqui, o que também impede a entrada na loja”, disse.

A proprietária de um salão, Ediane Nunes, informou que a falta de drenagem causa alagamento em toda a frente do estabelecimento. “Ontem mesmo choveu, alagou a entrada e prejudicou a passagem dos clientes. As pessoas ficam com receio de passar e até entrar”, comentou. Segundo Ediane, a água não chega a entrar no salão, no entanto, os veículos que passam pelas poças acabam jogando lama para mais perto da porta.

Uma moradora, que preferiu não ser identificada, disse que todos os anos o problema se repete. Há mais de três anos no bairro, ela informou que os pais de alunos da Escola Pitágoras, situada na avenida, precisam dar a volta no quarteirão para deixar os filhos na instituição, uma vez que a entrada é tomada pela água. “Todo ano é a mesma coisa. Já disseram que a culpa era do asfalto e da drenagem, mas a gente só quer que alguém arrume isso”, frisou.

No ano passado, a Folha produziu uma matéria sobre a situação. À época, a Prefeitura de Boa Vista informou que uma equipe esteve no local e que seria feito um planejamento para a implantação de uma linha de drenagem. Contudo, por se tratar de obras que envolvem movimentações de terra, os serviços só poderiam ser executados após o período de chuvas. “Até agora ninguém apareceu”, pontuou a moradora.

OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que o acúmulo de água na Avenida Nazaré Filgueiras ocorre em alguns pontos da via e que uma equipe da Patrulha da Chuva será enviada ao local para verificar a situação. (A.G.G)

Publicidade