Cotidiano

Sem drenagem adequada, moradores ficam ilhados em casa

Os moradores afirmam que esse já é um problema antigo

A chuvas dos últimos dias tem causado transtornos em vários pontos da capital. No entanto, a situação é ainda pior para os munícipes que residem em bairros da zona Oeste. No bairro Caimbé, mais especificamente na avenida Nossa Senhora de Nazaré, a situação é desesperadora.

Durante a produção de uma reportagem sobre problemas causados pelo temporal registrado na madrugada desta sexta-feira, 20, a equipe acabou registrando a dificuldades dos moradores para sair de casa. O acúmulo de água na via deixou casas praticamente ilhadas, uma situação bastante indesejada de se ver e sentir.

“Todo inverno é assim. A avenida vira esse rio e até agora o poder público não conseguiu resolver essa situação. Os moradores mais antigos falam que esse é um problema antigo e é muito triste ver que todos os anos somos submetidos a passar por esse tipo de coisa”, comentou o promotor de vendas Franklin Gama, 27 anos.

Morador do local há dois anos, ele contou a FolhaWeb que já teve inúmeros prejuízos com a água represada. Além da falta de escoamento, fazendo com que facilmente invada as casas, o risco de doenças acaba se potencializando com o problema.

“Só para você ter uma ideia, eu já tive que mandar consertar o motor do meu carro, porque a rua fica muito alagada, fora que quando a chuva é mais intensa, ela invade facilmente as casas e essa água traz o risco de várias doenças”, frisou.

Ainda segundo Gama, varias solicitações foram feitas ao poder público e algumas obras realizadas. Entretanto, esses procedimentos não conseguiram sanar o problema de forma eficiente.

“Recentemente teve uma equipe da Caerr realizando a desobstrução de um esgoto e a Prefeitura já esteve algumas vezes aqui, mas eles nunca conseguiram acabar com o problema”, completou.

VOLUME DE ÁGUA
– Segundo a Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), o volume de precipitação registrado do fim da noite de ontem, 19, até o início desta manhã foi de 21mm.

A média histórica durante o período chuvoso na capital, que vai de abril a setembro, é de 1408,2mm. Até o momento, acumulado de precipitação desse período de 2018 é de 1085,8mm. 

O OUTRO LADO
 – A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), que em alguns casos realiza obras complexas dentro da capital, informou que o problema na avenida Nossa Senhora de Nazaré é de drenagem, cabendo a responsabilidade para a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente da Prefeitura de Boa Vista.

Por sua vez, a Secretaria disse, em nota, que está ciente da situação na rede de drenagem que passa pela avenida. A pasta já estaria concluindo projeto e fechando um orçamento para resolver o problema.