Cotidiano

Sem espaço nas praças, skatistas se arriscam nas ruas de Boa Vista

Profissionais do esporte radical cobram reforma e adequações das pistas e rampas de skate nas praças públicas de Boa Vista

Sem praças esportivas adequadas, os skatistas são praticamente forçados a andarem pelas ruas de Boa Vista, o que faz com que o trânsito fique conturbado mais ainda, aumentando os riscos de acidentes. Quem pratica o esporte alega que muitas rampas de skate na cidade estão ultrapassadas porque, mesmo com décadas, nunca foram reformadas.

É o caso da pista do Parque Anauá, no bairro dos Estados, zona Norte. A rampa é uma das mais antigas do Estado, mas, mesmo com 30 anos, nunca foi reformada. A estrutura da Half, como é chamada, é de concreto em forma de “U”, destinada para prática de esportes radicais, como o skate.

O empresário e skatista Adriano Lima, conhecido pela galera do skate como “Anarquia”, lamentou o atraso do esporte em Roraima. O motivo, segundo ele, é que os skatistas deixaram de utilizar os espaços públicos porque as pistas já estão ultrapassadas e algumas abandonadas.

O empresário, que começou a praticar o esporte com 13 anos, disse que é preciso construir em Boa Vista a Skate Plaza, que é uma praça com várias adaptações para a prática do esporte. “Também precisamos de mais pistas, mais locais públicos. Mas, ao invés disso, a prefeitura reformou a Praça das Águas e impediu que skatistas andassem lá”, reclamou.

Na Capital, segundo Anarquia, já são mais de 200 skatistas. Eles se reúnem no complexo esportivo Ayrton Senna, no Centro, e nas praças Mané Garrincha, no bairro Tancredo Neves, e na Germano Augusto Sampaio, no Pintolândia, ambas na zona Oeste. Nas outras praças, os espaços precisam de reformas, segundo o empresário.

“Há tempos que o skate perdeu o foco em Roraima. Falta apoio do poder público, e não se trata de dinheiro apenas, mas de estrutura. É preciso também investir em projetos sociais com oficinas de skate. Isso já ocorre em várias cidades do país. O Skate já é um dos esportes mais praticados do mundo”, observou.

Sobre os riscos que os skatistas correm nas ruas de Boa Vista, Anarquia explicou que esses sabem dos perigos, mas preferem permanecer nesta ‘vibe’ porque são ‘street skate’, que é uma modalidade praticada na rua. Há também os skatistas das rampas e pistas esportivas.

O geógrafo Maurício Lima, mais conhecido como Pezão, é o 11º no ranking nacional do skate. O roraimense começou com 10 anos e há 33 anda sobre a prancha com rodinhas. Ele também reclama do valor do material para a prática do esporte em Roraima. “É muito caro aqui, mas a gente é uma irmandade e um ajuda o outro quando precisamos de um reparo no skate”, disse.

Antes, segundo Pezão, quem praticava o esporte na Capital era confundido com ‘galeroso’, mas a realidade está mudando. “O que precisamos é de mais pistas profissionais para que o esporte cresça em Roraima”.

Ontem à tarde, no complexo Ayrton Senna, praça em reforma, um grupo de skatistas dava idéias a arquitetos da Prefeitura de Boa Vista. A intenção é que a pista de skate seja construída como querem os esportistas. A planta baixa da nova pista com várias rampas e obstáculos deve ser finalizada até a próxima semana, segundo os técnicos.