Cotidiano

Sem pagamento, empresa suspende serviço de transporte escolar há 15 dias

Pais de alunos procuraram a Folha nesta sexta-feira, dia 18, para relatar a falta de transporte escolar para os estudantes das vicinais do Município de Rorainópolis, região Sul do Estado. Segundo eles, a suspensão do serviço, que já dura mais de 15 dias, tem prejudicado o aprendizado dos alunos, que não têm condições de chegar às escolas.

Muitos pais têm tentado levar seus filhos para a escola alugando transportes e pagando passagens em ônibus de empresas que fazem transporte de passageiros pela BR-174. De acordo com o pai de um aluno, morador da Vicinal 10, há cerca de 12 Km da sede, a suspensão dos ônibus, ocorrida nesse mês de novembro, não foi a primeira do ano e tem prejudicado o aprendizado dos alunos.

“Toda essa situação de não ter transporte para nossos filhos é vergonhosa, e não é a primeira vez que acontece esse ano. Todas às vezes que suspendem os ônibus, os alunos das vicinais ficam mais de dez dias sem poder frequentar as aulas. Se observarmos que foram várias paralizações durante esse ano, veremos que o aprendizado de nossos filhos está totalmente comprometido”, frisou.

A situação das localidades aos arredores de Rorainópolis, como Vila Martins Pereira, Vila do Equador e Jundiá, também tem se mostrado difícil para pais de alunos, pois a empresa que fornece ônibus para as escolas das vilas afirma que suspendeu o fornecimento do transporte escolar por falta de pagamento.

A empresa informou também que os atrasos no repasse dos valores referentes aos transportes chegam há mais de 6 meses, tornando impossível a continuação do serviço sem que sejam feitos os pagamentos em atraso.

GOVERNO – A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), por meio da Divisão de Transporte Escolar, informou que está sendo feito levantamento de dados sobre os veículos escolares que estão parados e que até a próxima semana devem ser efetuados os pagamentos referentes à prestação do serviço.