Cotidiano

Sem ponte, produtores da região de Nova Colina estão isolados

Mais de 30 famílias de produtores rurais e moradores da Vicinal 37, em Nova Colina, no município de Rorainópolis, estão praticamente isolados com a chegada do período chuvoso. Eles alegam que a falta de celeridade por parte do Governo do Estado para finalizar a construção de uma ponte no local tem prejudicado todos que moram ali.

“É uma situação muito complicada. O Governo fez uma passagem improvisada com toras e barro no local, mas quando chove não dá para passar porque a estrutura não aguenta. Enquanto não terminarem a ponte, vamos continuar sendo prejudicados”, disse o produtor rural Nargel Santos.

Sem acesso ao lote, muitas pessoas estão perdendo a produção. “A maioria dos produtores não transporta a mercadoria com medo de perdê-la. O que traz inúmeros prejuízos a cada um de nós. Por causa desse problema, muitos estão indo trabalhar na sede de Rorainópolis, fazendo ‘bicos’ para sobreviver, o que é ainda mais grave”, afirmou.

Os filhos dos produtores não conseguem ir à escola algumas vezes. “O transporte escolar tem deixado as crianças antes da ponte, pois não há como atravessar. Os alunos têm que andar por cerca de três quilômetros, com os pés na lama e debaixo de chuva, para chegar até a escola da região. Quando está chovendo, os pais preferem que seus filhos fiquem em casa temendo um acidente grave”, contou.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que já foi feito o levantamento para a elaboração do projeto de reconstrução da ponte da vicinal 37, em Rorainópolis, e que em seguida será elaborado o processo de licitação para a reconstrução da ponte.

Segundo a Seinf, a “ponte improvisada” foi feita exatamente para que a população não fique isolada até que a conclusão da obra da nova ponte. Informou ainda que a situação da vicinal será contemplada com a contratação dos Serviços de Manutenção e Conservação de Rodovias Vicinais no município de Rorainópolis, que será executado através de emendas parlamentares, e em breve poderá contribuir com a resolução deste tipo de problema.

Em relação ao transporte escolar, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) afirmou, em nota, que a situação na região está regular e que até o momento não foi informada de que o serviço foi interrompido por problemas na ponte ou de acesso à região. (B.B)

Publicidade