Cotidiano

Semana de Trânsito será lançada hoje com foco visando ações de prevenção

Ações educativas deverão ser realizadas em toda a cidade com a finalidade de sensibilizar sobre a importância de um trânsito mais seguro

Dados da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) apontam que, no primeiro semestre deste ano, a Capital registrou cerca de 8.500 infrações de trânsito, dos mais variados tipos. Para reforçar a conscientização por parte dos condutores de veículos, a Prefeitura de Boa Vista e o Governo do Estado darão início, nesta segunda-feira, 18, à programação da Semana Nacional de Trânsito.

Com o tema “Minha Escola faz a diferença no Trânsito”, a abertura está prevista de iniciar às 18 horas, na Praça Fábio Marques Paracat. Toda a programação terá foco em várias ações educacionais, na promoção de um trânsito mais seguro.

“A intenção da programação é alcançar o maior número de motoristas em atividade e também os futuros condutores, para conscientizá-los sobre a importância de um trânsito seguro na nossa Capital, visto que constantemente nos deparamos com acidentes gravíssimos, com perdas de muitas vidas. Somente a partir do respeito às leis de trânsito é que se adquire maior harmonia”, destacou o diretor da Divisão de Proteção e Educação para o Trânsito (Depet), da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), Ney Brito. Idealizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o tema foi definido por meio da Resolução 654/17, publicada em janeiro deste ano. Além de palestra em escolas municipais da Capital e interior, a programação deverá contar ainda com a realização de blitzes educativas, panfletagens e uma capacitação voltada para agentes de trânsito, encerrando assim as ações da semana no dia 25.

“Desde que essa questão do trânsito começou a se intensificar aqui, na Capital, a Prefeitura tem tomado uma série de medidas para minimizar os índices de acidentes. Além do reforço da sinalização, houve aumento na quantidade de semáforos e também a instalação de radares de velocidade em pontos estratégicos. Com isso, já temos uma queda de 25% no número de mortes no trânsito, isso somente no primeiro trimestre desse ano”, ressaltou.

GOVERNO – O Governo de Roraima, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), também fará a abertura oficial da programação da Semana Nacional de Trânsito no Estado. A solenidade de abertura será no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, a partir das 17 horas.

Durante a ação, haverá a entrega da premiação aos vencedores da 3ª edição do Concurso de Educação para o Trânsito realizado pelo Detran. De acordo com a diretora de Segurança no Trânsito, Angelice Janesko, a programação segue até este sábado, 23, e inclui a realização de várias atividades educativas, entre elas, apresentações de peças teatrais, canto coral e palestras, além de blitzes. “A intenção é sensibilizar os futuros condutores, por meio de nossas ações educativas, como teatro, palestras e coral, todas voltadas para a educação no trânsito, principalmente pela participação direta desses jovens no trânsito da nossa cidade”, ressaltou. (M.L)