Cultura

Seminário aborda trajetória, perspectivas e desafios em Roraima

O evento será realizado no Espaço União nessa sexta-feira (13) das 8 h às 18 h

 A trajetória, perspectivas e desafios em Roraima serão temas do Seminário que comemora os 80 anos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A programação conta com mesas de debate e a exibição de documentário. O evento será realizado no Espaço União Operária (Av. Nossa Sra. Da Consolata, 565 – Centro), nessa sexta-feira (13) das 8h às 18h.

A proposta é responder questões referentes aos procedimentos utilizados pelo Instituto nos processos sociais e culturais. A ação integra uma das missões do instituto, que é garantir atividades ligadas à cultura em Roraima, pois compreende que esse elemento é parte importante na formação da identidade do Estado.

Durante o evento, haverá apresentações de documentários e roda de capoeira, com membros do Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira no estado de Roraima. “O seminário tem como objetivo salientar o presentismo que devemos observar, o de não renegar o passado, mais de se buscar fortalecer no tempo sua memória, a historicidade de que só o patrimônio pode revelar e assegurar a nossa relação com o tempo”, explicou Jefferson Dias, que irá proferir uma palestra sobre a salvaguarda da capoeira em Roraima e outra sobre Instrumentos de proteção do patrimônio Cultural.

Além dele, o evento conta com a participação de Larissa Guimarães, que irá abordar a potencialidades e os desafios do Iphan com o patrimônio Imaterial de Roraima, e o artista Amazon Okaba que irá falar sobre o potencial da cultura imaterial de Roraima: O ritual do Areruya Inagrikó e a Panela de barro.

Na programação do seminário, duas palestras ocorrem durante o período vespertino: ‘Desafios e perspectivas para a gestão do patrimônio arqueológico’ com Jaime de Santana Oliveira e ‘O mestrado profissional em preservação do Patrimônio Cultural’ com Carolina Viana Albuquerque.
O público presente poderá também ter acesso a uma parte do material bibliográfico produzido pelo Iphan, visando estimular futuras visitas ao acervo institucional. As inscrições poderão ser realizadas no local. Haverá emissão de certificados aos participantes.

Histórico

Em 13 de janeiro de 1937 foi criado pelo então presidente Getúlio Vargas, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com a finalidade de promover em todo o Brasil o tombamento, a conservação, o enriquecimento e o conhecimento do patrimônio histórico e artístico nacional.

Serviço
Seminário Iphan 80 anos
Tema: Trajetória, perspectivas e desafios em Roraima
Data: 13 de janeiro
Local: Espaço União Operária
Endereço: Av. Nossa Sra. da Consolata, 565 – Centro