Cotidiano

Seminário fala sobre cuidado à vida, ecologia e Pan-Amazônia

Programação da diocese de Roraima começa hoje

Começa hoje (28), a abertura do Seminário Laudato SI’, na Praça Fábio Paracat, a partir da 19h. O evento é organizado pela Diocese de Roraima, em parceria com movimentos, sindicatos e pastorais sociais.

O Seminário internacional pretende discutir a encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação e da nossa casa comum, bem como assumir compromissos com a questão Pan-amazônica.

Na abertura de logo mais, aberta para o público, a estrutura de tendas, palco, iluminação e som já esta sendo montado. Haverá apresentações culturais com Eliakin Rufino, jovens, e manifestação do bispo de Roraima, Dom Mário Antonio e  da coordenadora Nacional da Repam (Rede Eclecial da Amazônia), Irena Lopes  sobre a temática do seminário. Ao final, faremos uma ciranda da vida, e para assumir um compromisso com a mãe-terra as pessoas receberão mudas de plantas para cuidar e semear à vida.

A histórica encíclica Laudato Si’ ou ‘Louvado Sejas’, nos desafia a “ouvir o grito da terra e o grito dos pobres”, por meio da conversão ecológica, mudanças no estilo de vida e na sociedade, e forte ação política. “Nosso compromisso é aumentar a conscientização da mensagem da Laudato Si’ e estimular todos a agir com a urgência exigida pela crise climática”, destacou o bispo.

Além do compromisso coletivo, há a responsabilidade individualizada. Todos podem assinar o compromisso para se conectar a uma rede mundial de indivíduos, organizações e comunidades que se unem para cuidar da nossa casa comum. Acesse: http://vivalaudatosi.org/ . “O Papa Francisco nos deu mais do que um documento. Na verdade ele nos chama a viver, verdadeiramente, a Laudato Si’”, diz a leiga, Gilmara Fernandes.

Segundo o bispo de Roraima, Dom Mario Antonio, o Papa Francisco chamou as mudanças climáticas de ‘um problema global’, um dos principais desafios que a humanidade enfrenta atualmente. “Precisamos de ações concretas e globais. Por isso, a ideia de construir a Rede Eclesial em vários estados”, explicou.

SEMINÁRIO  – Depois da noite de abertura, o seminário começa nesse sábado, 30, e segue até o meio dia de domingo (30). O seminário da Repam será no Colégio Claretiano. Os debates vão girar em torno do meio ambiente, questão agrária, ribeirinha, meu urbano, povos indígenas.

Ao final do seminário, os participantes vão elaborar uma “carta compromisso” como síntese das reflexões subdivididas em três categorias: povos indígenas, ribeirinhos e urbanos. Esta “carta” representa um importante instrumento de articulação das organizações sociais da Amazônia/RR preocupadas com as questões socioambientais que afetam toda a sociedade.