Cotidiano

Seminário vai discutir soluções para problemas urbanos de Roraima

Evento será realizado a partir das 14 horas, no auditório do Pronat/UFRR

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU-RR) realiza nesta segunda-feira, 29, a partir das 14 horas, a primeira edição do Seminário Rede Roraima Urbano 20-40 no auditório do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (Pronat/UFRR).

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, o presidente do CAU-RR, Pedro Hees, contou que a proposta do seminário surgiu a partir da Agenda Urbana Habitat-III, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) a cada 20 anos. A última edição ocorreu em outubro do ano passado, em Quito, no Equador.

“Existe um déficit de longas décadas no desenvolvimento urbano das cidades e isso vem gerando todos os problemas que costumamos ouvir por aí, como queixas da falta de energia, das interrupções no fornecimento de água, da problemática do escoamento das águas das chuvas, ou seja, tudo isso depende de um planejamento e nós em Roraima não estamos distante da realidade vivenciada no resto do País”, disse.

Conforme Hees, a primeira ação do seminário será a palestra da coordenadora do curso de Arquitetura da UFRR, professora doutora Graciete Costa. Haverá ainda a realização de duas mesas redondas. A primeira com as participações do professor doutor Artur Rosa Filho, do Departamento de Geografia da UFRR, e da ex-reitora e doutora Gioconda Martinez. Ambos abordarão o tema “Panorama de Crescimento da Cidade de Boa Vista”. Já a segunda mesa será conduzida pelo doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional e professor doutor da UFRR, Linoberg Almeida, e pelo ex-secretário Municipal de Habitação de São Paulo e professor doutor da USP, João Sette Whitaker Ferreira. O assunto abordado será “Visão de Gestão Participativa”.

“O seminário é aberto ao público e qualquer pessoa que tenha interesse em participar será muito bem vindo. Além da participação da sociedade em geral, teremos a presença de vários profissionais, além das autoridades de todos os municípios e também do Estado”, frisou.

Pedro Hees destacou ainda que todas das discussões devam servir como uma maneira de abrir os olhos dos gestores públicos sobre a importância de promover soluções planejadas que não só ajudem na redução de custos, mas também no respeito à natureza e bem-estar da população.

“A cidade planejada de forma certa, onde áreas ambientais são preservadas, as vias são feitas da forma adequada para escoar a água das chuvas, onde as habitações são locadas da forma correta de forma que atenda também o transporte urbano e aos serviços públicos, como escola, posto de saúde. Tudo isso é urbanismo e esse tipo de cuidado evita com que ocorra o surgimento de problemas de todos os tipos de natureza, seja de infraestrutura ou de conturbação social. Nós temos como bom exemplo disso Medellín, na Colômbia, que é uma cidade degradada, mas onde foram criadas soluções que ajudaram no ordenamento do cotidiano daquela população. Tem ai a utilização de teleféricos que facilitam o trânsito das pessoas, a implantação de centros de estudos nas localidades onde esses teleféricos foram implantados, o que evita com que o usuário fique ocioso, execução de projetos de revitalização de margens de rios, ou seja, tudo isso é possível quando realmente há vontade política e é isso que vamos propor nesse seminário”, pontuou. (M.L)