Política

Senador diz que bancada é desunida

O parlamentar Rudson Leite afirmou que está investindo em iniciativas que podem beneficiar Roraima e que busca apoio dos colegas de bancada

Em entrevista à Folha, o senador Rudson Leite, do Partido Verde, afirmou que considera que a bancada de Roraima é desunida e não caminha de forma coligada para atender os pleitos do Estado. Ele comparou a atuação da bancada de Roraima com a bancada do Amazonas. “Vi a bancada do Amazonas atuando e os caras podem ser inimigos em seu estado, mas no Senado trabalham juntos e perfilados pedindo apoio. Eles trabalham unidos e essa união eu não vejo por parte dos nossos parlamentares, pelo menos não vi isso no Senado. É um trabalhando para um lado sozinho e outro trabalhando para outro”, lamentou.

Leite disse que, assim que chegou ao Senado, começou a atuar fortemente em busca de reduzir os gargalos que envolvem o Estado. “Cheguei agora, então tenho que trabalhar bastante. A primeira coisa que eu fiz foi sentar com a senadora Ângela [Portela, do PDT] e começamos a atuar de forma conjunta, porque se a gente unir nossas forças, a gente consegue destravar várias questões que prejudicam o Estado”, garantiu.

FERROVIA – Rudson comentou ainda sobre questões estratégicas, como a possibilidade do modal ferroviário chegar até o extremo norte do país. “Eu sou titular da Comissão de Infraestrutura e vi que, no planejamento do governo para os próximos anos, existe uma proposta de sair do modal rodoviário para o ferroviário. Querem sair da ditadura do pneu e fazer investimento tanto em hidrovias como em ferrovias, mas percebi que não existe nada previsto para a Região Norte, a não ser um pequeno trecho próximo a Oriximiná (PA) dando acesso à Rondônia e Mato Grosso. Para o Norte, especificamente Roraima, não tem nada, absolutamente nada”, criticou.

O senador afirmou que procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em busca de uma solução para a questão. “Chamei a atenção do Dnit e do pessoal do Planejamento para que eles possam construir linhas férreas na Amazônia, inclusive a 210 de Roraima ao Pará, pois a linha férrea vai do ponto A ao ponto B e não terá desmatamento nas laterais. Na estrada você faz e automaticamente vem o desmatamento, tanto de um lado como de outro e daqui a pouco a gente aumenta o nosso passivo ambiental e fica aos olhos do mundo como devastadores da natureza e isso nos prejudica com relação a financiamentos, liberação de recursos, etc. e eles viram minha proposta com bons olhos”, disse.

MINERAÇÃO – Em relação à mineração, Rudson declarou ser a favor da mineração profissional em Roraima, apesar de ser do Partido Verde. “A gente não pode perder de vista que Roraima é um estado muito rico em minérios, só que a gente não pode explorar ainda pelo fato de estar em área indígena. Mas o artigo 231 da Constituição vai ser regulamentado mais cedo ou mais tarde e, quando for regulamentar, poderemos explorar o minério de forma profissional”, explicou.

O senador afirmou que o Partido Verde, de modo geral, apoia inciativas profissionais de utilização de recursos da natureza. “A mineração que a gente tá acostumado a ver não é conveniente, pois degrada o meio ambiente, mas a mineração legalizada, aquela que obedece às leis, aquela que não degrada o meio ambiente e aquela que repõe, essas nós apoiamos. Então, mesmo sendo do Partido Verde, apoio a legalização da mineração no Brasil”, concluiu.