LIVRE DA PRAGA
Senadores comemoram erradicação da mosca da carambola em RR
Por Folha Web
Em 17/05/2018 às 01:22

Parlamentares de Roraima comemoraram a publicação da resolução número 3, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que declara livre da praga da mosca da carambola diversas áreas de Roraima.

A senadora Ângela Portela (PDT) foi uma delas. “É uma ótima notícia para o Brasil, e especialmente para Roraima, pois garante segurança sanitária para os produtores do Estado”, afirmou a senadora.

Ângela também expressou contentamento com a declaração do Estado como zona livre da febre aftosa, graças à vacinação. No próximo dia 20, Roraima passará a integrar a lista de estados livres da febre aftosa, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A cerimônia de reconhecimento ocorrerá em Paris, capital da França, no congresso mundial da OIE.

O rebanho bovino do Estado é estimado em quase 800 mil cabeças. Com o reconhecimento da OIE, a carne produzida no Estado pode ser negociada no mercado internacional. “É um fato histórico, que vai projetar Roraima no cenário mundial, colocando nossa carne em posição privilegiada para a exportação, pela qualidade e confiabilidade”, concluiu a senadora.

Outro que comemorou a notícia foi o senador Telmário Mota (PTB). Ele destacou que luta desde 2015 para que a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) trabalhe em ações de combate à mosca. “Participei da reunião Interministerial, com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para tratar das ações de combate à mosca da carambola no estado de Roraima e já estou trabalhado junto aos órgãos competentes para tornar todo o estado livre para exportar e desenvolver o setor produtivo”, anunciou.

Agora, apenas Amajari, Normandia, Uiramutã, Pacaraima e o norte de Bonfim estão de fora por ficarem em regiões acometidas da praga, o que deve ser modificado em pouco tempo, segundo os senadores da bancada roraimense.

Cruel disse: Em 17/05/2018 às 11:19:32

"É pra acabar..."

falei disse: Em 17/05/2018 às 11:09:17

"Gostaria da parabenizar a todos que fazem boas ações para o crescimento desse Estado tão apático no cenário Nacional. Lamento por outro lado em dizer que não basta erradicar mosca da carambola e ficar comemorando essa conquista tão importante, mas pouco eficaz para o desenvolvimento de Roraima. Falta uma política séria por parte dos Deputados Estaduais, Federais e Senadores para desenvolver de verdade essa terra que tanto amamos. Muitos discursos e pouco comprometimento nas erradicações das péssimas vicinais, pontes e descasos com os produtores que sofrem todos os anos, enquanto os políticos nos seus confortáveis gabinetes discursam vagamente por ter conseguido erradicar isso ou aquilo e nunca erradica o mais necessário..."

REIS disse: Em 17/05/2018 às 09:09:14

"ESSES DOIS COMEMORAM O TRABALHO E ESFORÇO DE OUTROS PARLAMENTARES, SÃO DUAS CRIATURAS TOTALMENTE INVISÍVEIS POLITICAMENTE NO ESTADO."

Rpd disse: Em 17/05/2018 às 06:22:44

"É quando nos vamos *COMEMOR A ERRADICAÇÃO DOS POLITICOS *corruptos."