Política

Senadores comemoram erradicação da mosca da carambola em RR

Parlamentares de Roraima comemoraram a publicação da resolução número 3, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que declara livre da praga da mosca da carambola diversas áreas de Roraima.

A senadora Ângela Portela (PDT) foi uma delas. “É uma ótima notícia para o Brasil, e especialmente para Roraima, pois garante segurança sanitária para os produtores do Estado”, afirmou a senadora.

Ângela também expressou contentamento com a declaração do Estado como zona livre da febre aftosa, graças à vacinação. No próximo dia 20, Roraima passará a integrar a lista de estados livres da febre aftosa, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A cerimônia de reconhecimento ocorrerá em Paris, capital da França, no congresso mundial da OIE.

O rebanho bovino do Estado é estimado em quase 800 mil cabeças. Com o reconhecimento da OIE, a carne produzida no Estado pode ser negociada no mercado internacional. “É um fato histórico, que vai projetar Roraima no cenário mundial, colocando nossa carne em posição privilegiada para a exportação, pela qualidade e confiabilidade”, concluiu a senadora.

Outro que comemorou a notícia foi o senador Telmário Mota (PTB). Ele destacou que luta desde 2015 para que a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) trabalhe em ações de combate à mosca. “Participei da reunião Interministerial, com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para tratar das ações de combate à mosca da carambola no estado de Roraima e já estou trabalhado junto aos órgãos competentes para tornar todo o estado livre para exportar e desenvolver o setor produtivo”, anunciou.

Agora, apenas Amajari, Normandia, Uiramutã, Pacaraima e o norte de Bonfim estão de fora por ficarem em regiões acometidas da praga, o que deve ser modificado em pouco tempo, segundo os senadores da bancada roraimense.