Cotidiano

Serviços da Clínica Renal podem parar por falta de repasses do Governo

De acordo com os servidores, mais de 200 pacientes são atendidos na unidade, que é a única a realizar o tratamento no Estado

Servidores da Clínica Renal de Roraima realizaram na manhã desta quinta-feira, 24, uma manifestação em frente à sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sasau), no bairro Aeroporto. A ação teve como objetivo pedir providências da pasta em relação aos problemas existentes na unidade.

De acordo Fátima Balmante, a assistente social da unidade, o ato contou com a participação mais de 100 servidores. Segundo ela, a clínica estaria sem receber recurso há seis meses, o que já prejudica o funcionamento das atividades.

“O Estado tem recebido regularmente o repasse de verbas da União, mas secretaria não tem cumprido com o seu dever, que é repassar o valor a unidade, algo em torno de R$ 4,5 milhões. Esse valor é destinado para custear a manutenção das máquinas, o pagamento dos funcionários da clínica e em melhorias estruturais que ajudam no atendimento do usuário”, disse, ressaltando que as atividades da unidade podem ser paralisadas caso não haja uma resposta.

Atualmente, 229 pacientes são atendidos na clínica, que é a única no Estado a realizar sessões de diálise. Outra preocupação do grupo, segundo ela, é em relação ao pagamento de salários, que este ano já começou a registrar os primeiros indícios de atraso.

“A Sesau possui R$ 15 milhões em conta, dinheiro esse vindo da União. Essa é uma informação que todos nós temos conhecimento. Nós nos perguntamos por que então dessa situação está acontecendo. Se não houver nenhuma resposta por parte da secretaria, os serviços vão parar e isso vai prejudicar não só os pacientes, mas também os servidores, que precisam trabalhar para honrar com as suas obrigações”, destacou.

Além dos funcionários, a manifestação de hoje também contou com o apoio de pacientes, como a presidente da Associação Clube de Mães Anjos de Luz (ACMAL), dona Maria das Dores, que há mais de 1 ano faz tratamento na unidade.

“É muito importante a manifestação dos funcionários da clinica, pois eles sabem o quanto é difícil para nós realizar o tratamento. Muitas pessoas dependem da manutenção dessa unidade para sobreviver”, pontuou.

O OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e aguarda resposta.

 

VEJA O VÍDEO: