Cotidiano

Serviços devem ser agendados pela internet a partir de hoje

Novo sistema deverá agilizar processos de emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego e contratos trabalhistas

A utilização do Sistema de Atendimento Agendado (SAA) da Superintendência do Trabalho e Emprego em Roraima (SRTE) passará a ser obrigatório a partir de hoje, 24. O novo serviço, que estava em fase de implantação no Estado desde o início deste mês, visa agilizar o processo de emissão de documentos e processos trabalhistas.

Segundo o chefe do setor de Identificação e Registro Profissional do órgão, David Henrique, o atendimento agendado contempla trabalhadores que quiserem retirar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de dar entrada no Seguro Desemprego ou homologar o contrato de trabalho. “Iniciamos a fase de implantação, que começou no dia 07, para que houvesse o conhecimento por parte da população sobre o novo sistema”, disse.

Conforme ele, além do sistema online, o agendamento poderá ser feito pelo programa “Alô, MTE”, por meio do telefone 158. “São duas opções que têm o objetivo de melhorar o atendimento. Ambos são gratuitos e totalmente acessíveis para qualquer pessoa”, destacou.

A obrigatoriedade sobre a utilização do novo serviço disponibilizado pelo SRTE abre algumas exceções. “Quem vem do interior e mora em áreas que não possuem acesso à internet pode agendar pessoalmente na sede do órgão. Outra situação são as prioridades previstas em lei, como no caso de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais”, informou Henrique.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após a implantação do agendamento online, o tempo de espera no atendimento dentro das superintendências, que antes chegava a três horas, diminuiu para cerca de meia hora. “A agilidade no atendimento foi benéfica para todos. Temos uma média de 120 atendimentos diários, mas agora não existem mais filas”, frisou.

AGENDAMENTO – O Sistema de Atendimento Agendado pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone. O usuário deverá entrar no site do MTE pelo www.mte.gov.br. No lado direito da tela, deve clicar no ícone “Atendimento Agendado” e preencher as informações requisitadas, como dados pessoais, dia e horário em que deseja ser atendido. Nos casos em que o sistema abre exceções, os agendamentos ainda podem ser feitos na sede do órgão em Boa Vista, localizado na avenida Major Williams, bairro São Francisco. (L.G.C)