Cotidiano

Serviços essenciais serão mantidos no Carnaval

Policiamento nas Unidades Prisionais também será reforçado durante as festividades

A Polícia Militar de Roraima (PM-RR) vai intensificar o policiamento durante os festejos de Carnaval na Capital e no Interior.

As maiores comemorações receberão um reforço médio de 50 policiais por noite, além do reforço em todas as áreas de atuação da corporação.

O Comando de Policiamento da Capital informou que estará empregando mais de 50 policiais por dia no evento de Carnaval na Capital, que contará também com policiamento velado.

Paralelamente ao evento, a Corporação vai atuar junto ao DETRAN nas fiscalizações de trânsito. O policiamento ordinário ocorre normalmente com o reforço do policiamento especializado, BOPE, GIRO e Cavalaria.

O policiamento das unidades prisionais será reforçado durante o período festivo, além do apoio que já vem ocorrendo da Força Nacional de Segurança.

No interior serão empregados mais de 50 policiais por noite nas festas em Caracaraí e em Pacaraima. Os municípios que receberam os maiores eventos também contarão com reforço de policiamento da Força Tática e do GIRO (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva).

Os demais municípios que sediarão eventos menores vão contar com policiamento intensificado pelos próprios policiais das localidades.

POLÍCIA CIVIL – Todos os Distritos funcionam normalmente para registro de BOs. Os Flagrantes serão conduzidos para a Central de Flagrantes no 5º DP. Durante o carnaval a Polícia Civil terá equipes compostas por delegados, escrivães e agentes de polícia, que também vão atuar nos municípios do interior.

SAÚDE SESAU/HORÁRIOS – As unidades que oferecem atendimentos de urgência e emergência terão esquema diferenciado para o Carnaval e reforço nas equipes para o período. Uma data que era para ser de alegria e comemoração acaba muitas vezes se transformando em imprudência e lotando os hospitais.

Por ser geralmente o feriado mais violento do ano, as unidades de urgência e emergência do Estado reforçaram as equipes de assistência, com uma atenção especial ao atendimento de vítimas do trânsito e outras causas externas.

PRONTO ATENDIMENTO AIRTON ROCHA – O diretor do PAAR (Pronto Atendimento Airton Rocha) e PSFE (Pronto Socorro Francisco Elesbão), Douglas Teixeira, esclareceu que a série histórica aponta para um aumento significativo nos atendimentos da unidade, que é a maior unidade de referência em urgência e emergência do Estado.

A unidade preparou um remanejamento de leitos, priorizando o Grande Trauma, e aumentou a escala da equipe de assistência, com enfoque principal no atendimento médico.

“O consumo exagerado de bebida alcoólica acaba tendo reflexo no Pronto Socorro. No Carnaval registramos um aumento expressivo de atendimentos por causas externas como acidentes de trânsito, agressões, ferimentos por arma branca e arma de fogo”, disse.

HOSPITAL GERAL DE RORAIMA – As cirurgias eletivas (agendadas) que ocorreriam no HGR (Hospital Geral de Roraima) de sexta-feira, dia 4, até quinta-feira, dia 11, foram remanejadas para depois do feriado de Carnaval para priorizar as cirurgias que envolvem risco iminente de morte, as quais costumam aumentar significativamente nesse período festivo. 

POLICLÍNICA COSME E SILVA – Já a Policlínica Cosme e Silva, unidade de referência em urgência e emergência localizada no bairro Pintolândia, aumentou em 63% a equipe de enfermagem e em 36% o número de médicos, em relação ao Carnaval do ano passado.

Ao todo, serão 15 médicos e 165 profissionais da enfermagem, divididos por plantões, para garantir o atendimento da população.

“Contaremos também com serviços de raio-x, realizados em equipamento digital, e ainda, com exames laboratoriais de urgência e emergência”, explicou a diretora Geral da unidade,RobertaAcioly.

HOSPITAL REGIONAL SUL – O Hospital Regional Sul, em Rorainópolis, também está se preparando para a demanda durante o período do Carnaval. O banco de sangue da unidade foi reforçado para os casos de urgência e emergência. No trauma, a equipe terá 10 profissionais de plantão, quatro a mais que em dias normais.

Também foram reforçadas as equipes do Centro Cirúrgico e do setor de raio-x. “Cerca de 80% da demanda que recebemos na urgência e emergência está relacionada a acidentes de moto, por isso, o reforço maior é na área da ortopedia e cirurgia-geral”, frisou a diretora Geral da unidade, Cristiane Lima.

BANCO DE SANGUE – Na preparação para o Carnaval, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) realiza, desde o início do mês, uma campanha para reforçar o estoque de bolsas de sangue na unidade para este que costuma ser o feriado com mais movimentação das unidades de Saúde.

O Hemoraima atende a todas as unidades, privadas e públicas do Estado. A população ainda terá esta sexta-feira (5) para contribuir e ajudar a salvar vidas com um gesto simples que é a doação de sangue.

A unidade volta a abrir as portas na Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 14 horas, quando conta com o apoio da população para ajudar a repor o estoque.

FUNCIONAMENTO – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PCS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente neste Carnaval.

As 13 unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão initerruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como HCM (Hospital Coronel Mota), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), bem como os setores administrativos, retomarão suas atividades na próxima quinta-feira, (11).

CAERR – A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que funcionará em regime de plantão durante todo o feriado de Carnaval para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de call center funcionará normalmente. 

A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, das 8h às 18h, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br.

Com informações da Secom-RR