Cotidiano

Servidores da Femarh fazem manifestação e pedem cumprimento de promessa

Motivo do protesto é demora do Governo de Roraima na tramitação e execução do PCCR

Analistas da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) realizaram uma manifestação durante essa sexta-feira (1º), em frente a sede da instituição com diversos cartazes de protesto, pedindo uma providência do Governo de Roraima em relação ao andamento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

Não é a primeira vez que os servidores manifestam em sinal de protesto. No início do ano, a categoria cobrou da administração estadual a aprovação do PCCR, realização de concurso para novos profissionais, além de abertura de plantões noturnos e aos finais de semana para estender a fiscalização.

De acordo com o analista Ambiental Wagner Severo após alguns dias, o Estado ofereceu uma contraproposta aos servidores, que seria de fazer uma equiparação ao salário dos servidores da área técnica. Depois de se reunirem em uma assembleia geral, os analistas aceitaram a alternativa.

“Estamos reivindicando o compromisso que foi firmado com o governo do estado, os servidores da casa possuem onze anos de serviço prestado e ainda não temos o PCCR aprovado.No início do ano, o governo nos apresentou um projeto de lei que concendia alguns benefícios que outras categorias do estado já tem, a categoria concordou, abriu mão temporariamente do PCCR, foi dado um prazo de sessenta dias pro PCCR ser aprovado, enquanto isso nós estariamos recebendo esses outros benefícios, mas isso não foi feito” informou Wagner Severo que há onze anos é servidor efetivo.

Após alguns dias, o Estado ofereceu uma contraproposta aos servidores, que seria de fazer uma equiparação ao salário dos servidores da área técnica. Depois de se reunirem em uma assembleia geral, os analistas aceitaram a alternativa.

Outro lado – A Secretaria Estadual de Comunicação informou por meio de nota que o projeto que trata do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores efetivos da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) está sendo analisado por uma comissão formada por representantes da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administrativa), Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), Sefaz (Secretaria de Fazenda), Femarh (Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Casa Civil, onde estão sendo analisados a questão orçamentária e financeira para adequação do projeto às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, observando o limite de receita e gastos com pessoal.

Informa ainda que a Comissão está em contato permanente com o Sindicato da categoria a fim de que haja diálogo e consenso na adequação do projeto.