Cotidiano

Servidores denunciam que teto de hospital pode desabar

Forte ventania levou parte do telhado da unidade de saúde e Corpo de Bombeiros interditou prédio

Os servidores da área da saúde, lotados na unidade hospitalar Vereador José Guedes Catão, no município de Mucajaí, relataram que a unidade não oferece condições de atendimento clínico e nem de internações, por conta de um risco de desabamento do teto que se agravou na semana passada.

Conforme relato dos servidores, que optaram por não ser identificados, a situação se agravou na semana passada, quando parte do teto desabou e imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar, ao analisar a situação do local, optou pelo seu isolamento para resguardar a segurança dos servidores e dos próprios pacientes que se encontravam na unidade em atendimento clínico e internados.

“Nossa primeira atitude foi acionar o Corpo de Bombeiros para que verificassem a estrutura da unidade hospitalar e também proceder a interdição de parte do local, caso fosse necessário. Com base no laudo técnico, os bombeiros optaram pela interdição da área da enfermaria e assim procederam com a recomendação de interdição, pois oferecia iminente risco de acidente para os servidores e pacientes. Mas para nossa surpresa, com menos de dois dias do ocorrido, técnico e engenheiros lotados na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foram até o local e liberaram a parte que estava interditada pelos bombeiros”, disse um denunciante.

Segundo os servidores, esta medida contraria a avaliação técnica que foi realizada pelos bombeiros e, para evitar problema com os servidores e pacientes, a área não está sendo utilizada. “Não temos como colocar em risco nossa segurança e principalmente dos pacientes. O forro e parte da estrutura vão desabar a qualquer momento e seria muita irresponsabilidade nossa contrariar esta avaliação técnica dos bombeiros e causar um dano maior”, contou o servidor.

Também como medida de segurança, os médicos liberaram todos os pacientes que se encontravam internados na unidade hospitalar e apenas atendimentos ambulatoriais estão sendo mantidos. “Qualquer internação necessária está sendo encaminhada para Boa Vista, pois não vamos correr o risco deste teto desabar e atingir os pacientes”, relatou.

Os servidores da área da Enfermagem afirmaram que oficializaram a situação ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), para que tivesse conhecimento da situação e adotasse as medidas necessárias para garantir a segurança dos profissionais que estão lotados na unidade hospitalar.

Segundo o presidente do Coren, Josias Neves, serão adotadas todas as medidas de garantia à segurança dos profissionais que trabalham na unidade e, na próxima semana, a direção do Conselho vai se reunir com a direção do hospital e também com a Sesau, para verificar que medidas foram tomadas.

“Nossa função é resguardar o profissional de enfermagem para que nenhum problema ocorra durante o desempenho de sua atividade nas unidades de saúde. Vou verificar e acompanhar o desenrolar desta situação”, disse.

OUTRO LADO – Em nota encaminhada à Folha, o Governo do Estado esclareceu que, devido à forte ventania com chuva, uma parte do telhado do Hospital Vereador José Guedes Catão, em Mucajaí, se soltou. Após o ocorrido, uma equipe da empresa que realiza manutenção predial nas unidades hospitalares estaduais foi ao local na segunda-feira, dia 9 de abril, executando o serviço no mesmo dia. Junto com a equipe de manutenção, também foi enviado ao hospital um engenheiro da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), que assegurou não haver riscos de desabamento em nenhum setor da unidade.

Segundo o Governo, a unidade será reformada e os recursos foram garantidos por emenda parlamentar do deputado federal Remídio Monai no valor de mais de R$ 2,5 milhões. O projeto arquitetônico está sendo concluído e, em seguida, segue para aprovação na Vigilância Sanitária para então ser licitado. (R.G)