Cotidiano

Servidores do Tribunal de Justiça paralisam atividades

Segundo o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Roraima (Sintjurr), a suspensão das atividades ocorre tanto nos prédios da capital, quanto nas comarcas do interior

Servidores públicos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizam desde as primeiras horas desta quarta-feira, 13, a paralisação de todas as suas atividades, em razão da sobrecarga de trabalho dos trabalhadores do órgão.

A mobilização desta manhã está sendo organizada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Roraima (Sintjurr), tendo como finalidade estabelecer um diálogo entre os servidores e a presidência do órgão.

De acordo com Maecio Siqueira, técnico judiciário e membro do Sintjurr, a sobrecarga dos servidores tem impedido que o órgão dê celeridade aos processos que transitam dentro das comarcas espalhadas na capital e interior do Estado. Um problema que, segundo ele, poderia ser resolvido com a realização de concurso público.  

“A última vez que o TJ realizou concurso público foi em 2012 e de lá para cá, as demandas dobraram, o que acaba sobrecarregando os servidores. Só para você ter uma ideia, tem comarcas do interior que tem apenas três servidores efetivos para dar conta de muitos processos. Esse número é insuficiente e a presidência do órgão precisa fazer algo para melhorar essa situação”, destacou.

Além da realização de concurso público, os servidores também reivindicam o pagamento de plantões e horas extras, gratificação de atividade de risco, indenização férias, licença prêmio, gratificação de atividades judiciárias, entre outras questões.

Vale destacar que a paralisação atinge tanto os prédios do TJ da capital, quanto as comarcas do interior. A matéria completa você confere na Folha Impressa desta quinta-feira, 14.

Colaborou a repórter Paola Carvalho.