Cotidiano

Servidores do município têm até o dia 15 de setembro para receber URP

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, ontem, 20, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo, afirmou que encerra no dia 15 de setembro o prazo para o pagamento das quantias referente à Unidade de Referência de Preço (URP). Ao todo, ainda está disponível na conta da entidade sindical a quantia de R$ 200 mil, que deve ser distribuída entre 80 servidores que têm direito ao benefício. Caso contrário, o saldo retornará aos cofres do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Na década de 1980, os servidores públicos da Prefeitura de Boa Vista tinham os seus salários corrigidos a cada ano pela URP. No entanto, no ano de 1989, as quantias não foram reajustadas e o Sitram entrou com uma ação no TRT, representando mais de 600 trabalhadores que se sentiram prejudicados à época. Em 2017, 28 anos depois, a Justiça trabalhista determinou o pagamento do benefício.

Em janeiro deste ano, foram depositados R$ 1.061.000,00 na conta corrente da entidade sindical, que ficou responsável por procurar os servidores que têm direito a parte da quantia e efetuar o pagamento mediante a apresentação da documentação necessária. Desde então, muitos procuraram o sindicato, restando apenas 80 servidores. “Quando o dinheiro foi disponibilizado, estipularam um prazo curto para que os servidores viessem até o Sitram. Pedimos uma prorrogação, que foi concedida. Agora temos até o dia 15 de setembro para pagar tudo. Caso contrário, o saldo restante em conta volta para os cofres do TRT”, explicou Sueli.

A presidente do sindicato afirmou que, por se tratar de uma ação com quase 30 anos na justiça, muitos servidores já se aposentaram, foram transferidos para o quadro da União, se mudaram para outros municípios e Estados e alguns até morreram. “Não foi uma tarefa fácil encontrar estes trabalhadores. Publicamos os nomes daqueles que tinham direito em jornais, redes sociais e outros meios, porém nem todos foram alcançados. Os herdeiros dos servidores que já morreram procuraram o Sitram e receberam as quantias”, explicou.

Sueli afirmou que a missão ainda é encontrar todos os servidores. “Já localizamos alguns dos que moram em outros estados. É importante que todos corram atrás, independente da quantia que têm a receber, pois o dinheiro não ficará com o Sitram, mas sim com a justiça do trabalho”, concluiu.

Aqueles que ainda tiverem dúvidas quanto à URP podem procurar o Sitram, que fica localizado na avenida Princesa Isabel, 3776, Santa Tereza, zona oeste de Boa Vista, ou acessar as redes sociais do sindicato na internet.