Cotidiano

Servidores efetivos do Quadro Geral cobram pagamento das progressões

O pagamento do retroativo da progressão salarial dos servidores estaduais do Quadro Geral do Governo do Estado, prometido pelo Executivo para ser efetuado em fevereiro, acabou não acontecendo. Na terça-feira, 07, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Filgueira, se reuniu com o secretário estadual da Fazenda, Ronaldo Marcílio, para discutir de que forma seriam pagos os valores referentes aos meses em que os trabalhadores deixaram de receber de acordo com o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Conforme o presidente do Sintraima, no entanto, nada foi resolvido. “Não foi fechado ainda em quantas parcelas vão ser pagas o retroativo. Estão ajustando essa nova despesa para que se encaixe aos cofres do governo. Deixamos claro que é um direito do servidor, conforme a Lei 1032/16, e ficaram de nos dar uma resposta definitiva até a próxima sexta-feira”, frisou.

Há um parecer que trata do direito dos servidores efetivos do Estado, a partir do enquadramento, ao retroativo. “O governo tinha acertado que esse pagamento sairia no dia 1º de março. Eu prefiro acreditar que foi um equívoco de informação. Creio que esse retroativo possa sair numa folha suplementar e que o governo honre esse compromisso com os servidores”, afirmou Filgueira.

Conforme ele, o governo propôs a criação de uma comissão para avaliar os impactos financeiros do pagamento dos retroativos. “Mas não era isso que estava acertado, pois já estava tudo certo. O que faltava eram apenas os cálculos, que já estão na Sefaz [Secretaria Estadual da Fazenda]. Queremos saber que comissão é essa que vai tratar de algo que já tinha sido definido em reunião”, afirmou.

Filgueira disse que diversos servidores se endividaram acreditando que o governo fosse pagar os retroativos. “Muitos, acreditando na palavra do governo de que o retroativo sairia agora esse mês, até se endividaram. Não sei aonde vamos com uma comissão para tratar de algo certo. Queremos receber o retroativo e partir juntamente com os outros sindicatos para pleitear a data base”, frisou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad) encaminhou os cálculos para a Sefaz fazer a programação de pagamento dos retroativos de progressões dos servidores do quadro efetivo. “Informamos que na segunda-feira, dia 6, foi criada uma comissão mista, com a presença de membros do sindicato dos servidores, a fim de definir o calendário de pagamento”, frisou. (L.G.C)